- 07 de novembro de 2024
Educação melhor na escola
Combate à violência escolar, vida saudável, tecnologia, educação, urbanismo. Estas são as bases das principais propostas apresentadas pelos partidos formados por alunos da Escola Estadual São Vicente. Eles participam do Programa Eleitor do Futuro e estão em plena campanha eleitoral na escola, durante o horário de intervalo.
A ação é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TER/RR), desenvolvida em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED). Dois partidos, dos cinco existentes, apresentaram suas principais propostas para a escola. O partido “Segurança Pública e Combate à violência escolar” tem como carro chefe o combate ao Bullying.
O partido, cujo número é 79 também pretende trabalhar para colocar uma faixa de pedestre em frente à escola, solicitar guardas municipais para auxiliar na segurança da unidade de ensino, promover palestras sobre combate a violência e implantar o projeto “Inspetor Juvenil”, onde alunos irão auxiliar os inspetores da escola.
“O nosso foco principal é o combate ao Bullying, que é algo que vivenciamos na escola. Queremos promover palestras sobre o tema e também buscaremos auxílio de profissionais para fazer uma conciliação entre vítima e agressor”, explicou a vice-presidente da sigla, Bruna Gomes de Souza, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental.
Outro partido que teve a oportunidade de expor suas propostas foi o “Vida saudável”, que defende ações para promover a qualidade de vida dos estudantes. Entre as propostas do grupo, estão a realização de palestras sobre alimentação saudável, verificação da qualidade da água e dos produtos da alimentação escolar e a promoção de atividades esportivas e culturais para os estudantes.
“Como o aluno pode estudar se não tem uma boa qualidade de vida? Ele precisa estar bem com o físico e a mente para poder se dedicar aos estudos. E nosso partido vai trabalhar para oferecer uma melhor qualidade de vida ao estudante”, destacou a estudante do 9º ano, Rafaela de Pina Correa, presidente do partido, o qual possui o número 43.
Os demais partidos intitulados Educação (nº 25), Tecnologia da Informação (nº 89) e Urbanismo (nº 30) também terão a oportunidade de apresentar suas propostas para os demais alunos da escola. Na sexta-feira (23), está agendado o debate entre os representantes dos partidos, pela manhã das 8h às 9 horas e à tarde das 14h às 15 horas.
Para a professora Maria Pinheiro Morais, o Programa Eleitor do Futuro auxilia na formação dos estudantes. “Eles vão crescer com uma consciência crítica, sabendo avaliar as propostas, percebendo como se dá o processo eleitoral e além disso, desperta o entendimento de que não é só votar e pronto, tem que participar efetivamente do processo democrático”, enfatizou a docente.
A ELEIÇÃO
A votação para a escolha do partido ocorrerá no sábado (24) e o processo eleitoral contará com quatro urnas eletrônicas do TRE, 16 mesários (alunos que foram treinados pelo TRE) e os estudantes só poderão votar com o “Título Eleitor do Futuro”. A votação ocorrerá nos turnos matutino (a partir das 08 horas) e vespertino (das 14 horas). O partido vencedor será diplomado em uma solenidade que ocorrerá na segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa do Estado (ALE/RR), às 10 horas.
Entenda o programa Eleitor do Futuro
Por meio do Programa “Eleitor do Futuro, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar um verdadeiro processo eleitoral, com a escolha de candidatos, convenções partidárias, realização de campanha eleitoral, apresentação de propostas e votação. Os estudantes representarão políticas públicas (Saúde, Educação, Segurança e Urbanização). Os alunos também têm acesso a informações sobre normas e legislações eleitorais e participam de atividades educativas diversas como palestras, teatros, concurso de redação, entre outras.
“Esta ação para os alunos é algo histórico, pois eles passam a entender melhor como se dá o processo eleitoral, porque estão vivenciando ele. E como é uma atividade prática dinâmica, estimula mais ainda o aprendizado”, destacou Ivone Sobrinho, gestora da Escola São Vicente de Paula.
Para Marta Gomes, coordenadora de projetos do TRE, que acompanha o desenvolvimento da ação, o programa foi bem aceito pela comunidade escolar. “Tivemos aqui uma excelente adesão do corpo docente da escola, da gestão e também dos alunos. Prova disso é que a previsão era de formação de quatro partidos e a escola apresentou cinco. Agora é aguardar para ver o resultado nas urnas”, destacou Marta.
A Escola São Vicente de Paula fica localizada na Avenida Nossa Senhora da Consolata n° 2.772, no bairro de mesmo nome e atualmente atende 484 alunos na modalidade Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), funcionando nos turnos matutino e vespertino.