00:00:00

Solidariedade

Sesau leva atendimentos de saúde ao sistema prisional.


Saúde chega a presidiários

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realiza durante esta semana um mutirão de atendimentos de saúde em unidades prisionais do Estado. A ação disponibiliza tanto serviços médicos especializado quanto exames e distribuição de material informativo à respeito de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

As atividades serão encerradas neste sábado, 24, quando serão atendidos 100 reeducandos na área de oftalmologia, 100 em dermatologia e 60 na área de cardiologia na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC). Já na Cadeia Pública Feminina de Boa Vista, 60 mulheres terão atendimento ginecológico. A ação também promove vacinações e distribuição preservativos nas unidades.

As ações iniciaram na última terça-feira, 20, quando uma palestra ministrada junto aos chefes de alas levou aos reeducandos informações importantes sobre DSTs, de modo que eles entendam a importância das testagens. A ideia é ressaltar a importância do diagnóstico das doenças o quanto antes, para que seja iniciado tratamento, diminuindo assim as possibilidades de transmissão dessas doenças.

O diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB), Rondinaldo Silva, enfatizou a importância de ações como estas, para levar o serviço para dentro das unidades e não o contrário, uma vez que a logística na saída das pessoas privadas de liberdade para atendimentos em saúde acaba sendo mais complicada. “A nossa intenção é discutir junto à Sejuc a possibilidade de promover um calendário fixo para que estas ações ocorram de forma contínua”, disse.

Também estão sendo oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, glicemia e testes rápidos para HIV, síflis, e hepatite B e C. No caso das DSTs, caso algum teste aponte resultado positivo, o paciente é encaminhado para o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) onde o usuário passa por uma sessão de aconselhamento, pré e pós-testes. Caso o novo exame seja positivo, o paciente é encaminhado ao Serviço de Atenção Especializada (SAE), para que seja iniciado o tratamento.

No caso dos atendimentos oftalmológicos, caso seja gerada demanda por óculos, o material é confeccionado e entregue posteriormente. No caso das outras especialidades, caso haja demanda, os pacientes são encaminhadas para os tratamentos médicos devidos.

A ação é fruto de uma parceria com o Núcleo Estadual do Programa de Imunização (Nepe) e o Departamento de Políticas de Saúde Itinerante (DPSI), na qual é fundamental o apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA