00:00:00

Mobilidade Urbana

Começa recapeamento de ruas beneficiadas com implantação da rede de esgoto.


Saneamento melhora ruas  

Concluídos na terceira etapa da obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Boa Vista, começou nesta semana o asfaltamento de ruas beneficiadas com a rede de esgoto em alguns bairros da Capital. Na maioria das vias onde a rede foi implantada, os trabalhos de reconstrução do asfalto já foram feitos, por meio da obra de recapeamento de mais de 170 quilômetros de ruas e avenidas.   

De acordo com o engenheiro da empresa Renovo, responsável por essa etapa da obra de saneamento básico, Vinícius Pereira, os trabalhos de recapeamento começaram em vias do bairro Pricumã e, nesta quinta-feira (22), prosseguem nas ruas Carlos Nadrodt e Mestre Albano, no bairro Liberdade.

Restando apenas a conclusão de 8% dos serviços de implantação de rede, entre eles a instalação do coletor tronco Caxangá, localizado na região central de Boa Vista, além do término da construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Buritis, a obra deve ser finalizada em dezembro.

A previsão inicial de término era no mês de julho, mas foi necessário o adiamento do início da construção do coletor tronco para depois do inverno e a realização de ajustes no projeto da EEE. Segundo o engenheiro Vinícius Pereira, o poço de sucção da Estação Elevatória já foi construído e estão em análise, para ajustamentos a serem feitos pela projetista da obra, a construção do abrigo e a instalação dos painéis de controle.  

Os trabalhos já realizados somam 88% do total da obra, cuja conclusão vai elevar para 65% o índice de atendimento acumulado do serviço de coleta e tratamento de esgoto sanitário de Boa Vista. Com o fim da segunda etapa, em fevereiro deste ano, esse índice chegou a 43%. No final da quarta e da quinta etapa, que têm previsão de início nas próximas semanas, Boa Vista terá um dos melhores atendimentos de saneamento básico do País, com cobertura de aproximadamente 95% dos domicílios.

Essa terceira etapa inclui a implantação de quase 115 quilômetros de rede coletora, de cerca de quatro mil metros de rede de coletor tronco, execução de 2.269 metros de rede interceptora e de 260 metros de linha de recalque. Além de adaptações e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Lagoa de Estabilização, e da construção da Estação Elevatória.

Cinco bairros, todos da Zona Oeste, e quase sete mil famílias estão sendo beneficiados com a obra, uma população estimada de mais de 42 mil pessoas. Somando as duas etapas já executadas com a terceira, em andamento, o número de pessoas beneficiadas chega a quase 75 mil.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA