- 07 de novembro de 2024
Saneamento melhora ruas
Concluídos na terceira etapa da obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Boa Vista, começou nesta semana o asfaltamento de ruas beneficiadas com a rede de esgoto em alguns bairros da Capital. Na maioria das vias onde a rede foi implantada, os trabalhos de reconstrução do asfalto já foram feitos, por meio da obra de recapeamento de mais de 170 quilômetros de ruas e avenidas.
De acordo com o engenheiro da empresa Renovo, responsável por essa etapa da obra de saneamento básico, Vinícius Pereira, os trabalhos de recapeamento começaram em vias do bairro Pricumã e, nesta quinta-feira (22), prosseguem nas ruas Carlos Nadrodt e Mestre Albano, no bairro Liberdade.
Restando apenas a conclusão de 8% dos serviços de implantação de rede, entre eles a instalação do coletor tronco Caxangá, localizado na região central de Boa Vista, além do término da construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Buritis, a obra deve ser finalizada em dezembro.
A previsão inicial de término era no mês de julho, mas foi necessário o adiamento do início da construção do coletor tronco para depois do inverno e a realização de ajustes no projeto da EEE. Segundo o engenheiro Vinícius Pereira, o poço de sucção da Estação Elevatória já foi construído e estão em análise, para ajustamentos a serem feitos pela projetista da obra, a construção do abrigo e a instalação dos painéis de controle.
Os trabalhos já realizados somam 88% do total da obra, cuja conclusão vai elevar para 65% o índice de atendimento acumulado do serviço de coleta e tratamento de esgoto sanitário de Boa Vista. Com o fim da segunda etapa, em fevereiro deste ano, esse índice chegou a 43%. No final da quarta e da quinta etapa, que têm previsão de início nas próximas semanas, Boa Vista terá um dos melhores atendimentos de saneamento básico do País, com cobertura de aproximadamente 95% dos domicílios.
Essa terceira etapa inclui a implantação de quase 115 quilômetros de rede coletora, de cerca de quatro mil metros de rede de coletor tronco, execução de 2.269 metros de rede interceptora e de 260 metros de linha de recalque. Além de adaptações e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Lagoa de Estabilização, e da construção da Estação Elevatória.
Cinco bairros, todos da Zona Oeste, e quase sete mil famílias estão sendo beneficiados com a obra, uma população estimada de mais de 42 mil pessoas. Somando as duas etapas já executadas com a terceira, em andamento, o número de pessoas beneficiadas chega a quase 75 mil.