- 07 de novembro de 2024
Taxistas apelam por colega
O secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares, e a diretora do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa, (DHPP) da Polícia Civil, Eliane Gonçalves, receberam uma comitiva formada por oito taxistas na tarde desta quarta-feira, 21. Eles pediram ajuda para que o carro Prisma do taxista Humberto de Almeida Marinho, 49, apreendido na Venezuela seja devolvido aos familiares.
Os taxistas, na oportunidade representados pelo vice-presidente do sindicato da categoria, Marino Jorge Costa, conversaram com o secretário e falaram da fragilidade da profissão deles, considerada de risco e lamentaram a morte do colega de trabalho. Eles queriam detalhes do andamento das investigações e pediram ajuda para que a família da vítima possam receber o veículo que ainda está em poder das autoridades venezuelanas.
A diretora do DHPP, Eliane Gonçalves disse que esteve em Santa Elena de Uairén, com uma equipe de policiais da Delegacia Geral de Homicídios, acompanhando os detalhes da prisão do autor do crime, Edson Silva de Melo, 25.
Sobre a possível devolução do veículo à Polícia roraimense, o próprio secretário de Segurança Pública se comprometeu em ir à Santa Elena de Uairén, nesta quinta-feira, 22, juntamente com a diretora do DHPP e com o diretor de Comércio Exterior da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, Eduardo Oestreicher, para conversar com as autoridades venezuelanas sobre o assunto e intermediar a devolução.
Segundo Soares, a reunião foi pró-ativa e teve por objetivo também tratar de uma agenda positiva de ações que permitam mecanismos de segurança em prol da categoria dos taxistas.
O vice presidente do Sindicato, Marino Costa, disse que saiu otimista da reunião e que acredita que a Secretaria de Segurança Pública vai auxiliar a categoria em ações que venham garantir uma maior segurança.
"Estamos acreditando que a Secretaria de Segurança Pública vai intermediar a devolução do veículo e nos foi ofertada uma parceria para um trabalho conjunto em que também estaremos contribuindo com a segurança do nosso Estado", disse.
O CASO
Edson Melo foi preso na Venezuela no último dia 19, após se envolver em um acidente de trânsito com o veículo Prisma, pertencente ao taxista Humberto Marinho. No veículo foi apreendido um revólver calibre 32 e ele foi autuado em flagrante por porte ilegal de armas. Em Roraima ele é apontado como principal autor do latrocínio (morte seguida de roubo), do taxista Humberto Marinho, cujo corpo foi encontrado na tarde de segunda-feira, 19.