00:00:00

Meio Ambiente

Ações sobre educação ambiental serão fomentadas após parceria com ONG.


Escolas com ações ambientais 

As escolas da rede estadual que desenvolvem ações voltadas ao Meio Ambiente contarão a partir de agora de atividades em parceria com a Organização Não Governamental AKATU Consumo Consciente. A ação é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED), por meio da Divisão de Educação Ambiental (DIAB).

Entre as ações promovidas pela ONG, estão os desafios on-line realizados por meio do site www.edukatu.org.br. O desafio atual é “De onde vêm as coisas?”. As escolas estaduais deverão formar equipes e participar da atividade que é uma espécie de game ambiental.“São circuitos on-line, ou seja, exercícios e atividades que são propostos e conforme a equipe vai cumprindo, vai acumulando pontos. A equipe com maior número de pontos receberá uma premiação da ONG”, explicou Tácio Raposo, chefe da DIAB.

Atualmente, as equipes participantes terão que completar os percursos Terra, Água, e Ar do Circuito Natureza. A iniciativa é mais uma ferramenta que as escolas terão em mãos para trabalhar a Educação Ambiental com os estudantes.
Além disso, a DIAB também já está começando a organizar as ações relacionadas à Semana do Meio Ambiente, que será realizada no período de 2 a 6 de junho, em comemoração do Dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

Nesta semana, as escolas realizarão uma programação diferenciada, com gincanas, palestras, oficinas, apresentação de trabalhos e atividades culturais voltadas ao tema. “O foco desta semana será o fortalecimento das Com-Vidas e Agenda 21 das escolas”, destacou Tácio Raposo, ao adiantar que no Estado existem 85 escolas entre Capital, interior e indígenas com Agenda 21 e Com-Vida implantados.
 
Alunos mais responsáveis
 
As Com-Vidas, formulam uma nova gestão de organização nas escolas com a criação de conselhos para fomentar o debate sobre os temas relacionados ao meio ambiente. Os conselhos são formados por integrantes da comunidade escolar, que possuem a responsabilidade de pensar soluções sociais e ambientais para a escola e a comunidade.

Já a Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.

No Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS).  As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à  educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.

Por meio das ações na área de Educação Ambiental, várias escolas estaduais vêm se destacando com projetos voltados para evitar o desperdício da água, implantação da horta escolar, ações de preservação do patrimônio público, proteção de rios e igarapés, criação e manutenção de jardim, produção de material alternativo com utilização de garrafas pet, entre outras.
           
Edukatu: uma rede que promove

ações para o consumo consciente

Trata-se de uma rede de aprendizagem que visa incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil.

O Edukatu estimula os participantes a realizarem atividades por meio de circuitos de aprendizagem. Por meio de uma navegação guiada, a ação é uma experiência inovadora que propõe a solução de desafios de pesquisa e estudo; a comentar e debater com outros internautas; compartilhar suas produções e/ou criações sobre o tema; e promover ações práticas de intervenção nas comunidades escolares envolvidas.

Com os circuitos de aprendizagem e de outras ferramentas interativas, o Edukatu visa ser também um instrumento de mobilização, facilitando o desenvolvimento de uma comunidade de engajamento contínuo em favor do consumo consciente. Nessa rede, cada participante se tornará um disseminador do que aprendeu, ampliando de forma colaborativa o alcance dos debates e intervindo diretamente no dia a dia e nas práticas cotidianas daqueles que o cercam.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA