- 07 de novembro de 2024
O Ministério do Trabalho e Emprego por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Roraima com a parceria do Fórum Estadual de Economia Solidária informa a sociedade da realização da Conferência Estadual e Territoriais de Economia Solidária em Roraima, que tem como público alvo todos os Empreendimentos econômicos solidários, Entidades de apoio efomento, bem como os Gestores envolvidos com as ações de Economia Solidária.
A III Conferência Estadual de Economia Solidária acontecerános dias 25 a 27 de junho de 2014, no Auditório “Alexandre Borges” da Universidade Federal de Roraima, no horário das 08h às 18:00, já as Conferências Territoriais ocorrerão conforme o cronograma abaixo:
Constituindo uma etapa fundamental para realização do evento em nossa capital, as Conferências Territoriais têm por objetivo realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios de Economia Solidária dentro daquelesterritórios. Ainda, incentivando o poder público municipal a fortalecer e apoiar as atividades de econômica solidáriajunto aos empreendimentos organizados ou que tenham pretensão de se organizar enquanto entidadeautogestionária.
NaConferência Estadual será elaborado o plano estadual de Economia Solidária com os subsídios das conferências territoriais. Este plano estadual, também, dará subsídios para construção plano nacional, dentro da Conferência Nacional,que será realizada nos dias 26 a 29 de novembro de 2014, cujo objetivo “Construir um Plano Nacional de Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associada, comunitária e sustentável”.
Economia solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprara e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.
Nos últimos anos, a Economia Solidária vem se apresentando como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma respostaa favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comercio justo e consumo solidário.