00:00:00

Saúde Itinerante

Sesau entrega quse 200 óculos a pacientes do Amajarí.


Amajari recebe oftalmologia

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) retorna nesta quinta-feira (22) ao município de Amajari, onde fará a entrega de quase 200 óculos à população local. A ação é desdobramento da primeira visita realizada à região durante as ações da Saúde Itinerante, que além de consultas oftalmológicas, levou serviços como a realização de exames e outros atendimentos especializados incluídos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

A entrega será feita tanto na sede do município quanto na vila do Trairão. Antes disso, o Departamento de Políticas de Saúde Itinerante (DPSI) já passou pelos municípios de Bonfim, Alto Alegre e Mucajaí (sede e vila Apiaú), onde já foram entregues quase 800 óculos. Também foram contemplados cerca de 650 pacientes nos municípios de Normandia e Cantá e outros 300 em Pacaraima.

Conforme o diretor interino do DPSI, Gilberto Alencar, no primeiro trimestre de 2014 o Departamento fechou o ciclo de visitas em municípios e comunidades dessas regiões com cerca de 18 mil atendimentos. “Cerca de 80% das consultas oftalmológicas geram demandas para a confecção de óculos. No primeiro trimestre houve mais de 5 mil solicitações de óculos nos 13 municípios”, disse.

Na primeira visita, o paciente detectado com qualquer alteração na visão é encaminhado à ótica conveniada ao SUS para que sejam tiradas as medidas necessárias do paciente e feita a escolha da armação para a confecção dos óculos. No prazo de 40 dias a Sesau retorna às localizadas para fazer a entrega aos pacientes contemplados.

SAÚDE ITINERANTE

A ideia do programa Saúde Itinerante é garantir a assistência de saúde especializada à população do interior do Estado. Além das consultas com médicos de diversas especialidades, a ação disponibiliza serviços e exames como: teste de glicemia, aferição de pressão, pesagem para as crianças, eletrocardiograma, ultrassonografia endovaginal, obstétrica e abdome total.

Equipes da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), também participam, de forma parceira. Na maioria das visitas, é levado material educativo para distribuição, além de visitas domiciliares para orientar a população com relação aos tipos de doenças a que estão vulneráveis, formas de tratamento adequado e os meios de prevenção, e distribuição de preservativos e hipoclorito para tratamento da água.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA