00:00:00

Hospital Rorainópolis

Chico reúne gestores do Sul


Prefeitos e secretários de saúde de Iracema, Caracaraí, Caroebe, São Luiz, Rorainópolis e São João da Baliza, estarão reunidos com o governador Chico Rodrigues nesta sexta-feira, dia 23, para apresentar oficialmente aos gestores, os serviços de referência do Hospital Regional de Rorainópolis Ottomar de Sousa Pinto, recém-inaugurado para atender mais de 70 mil pessoas.

A reunião acontecerá no próprio hospital, a partir das 10h, e vai contar com as presenças da secretária-adjunta de Saúde, Claudete Praia, apoiadores do Ministério da Saúde, como também diretores das unidades de saúde do Estado dos municípios envolvidos. Entre os assuntos da pauta, o serviço de referência e contrarreferência dos pacientes, além dos serviços ambulatoriais que serão disponibilizados.

Segundo o governador, a reunião visa a interação com os gestores dos municípios que colocarão as suas principais demandas de saúde, buscando organizar os serviços de saúde de forma regionalizada. “A saúde é executada de forma tripartite, e nada melhor que sentarmos todos juntos para afinar as competências de cada esfera de governo”, esclareceu.

Conforme a secretária-adjunta de Saúde, a expectativa é reunir cerca de 50 técnicos, com o único objetivo de qualificar o funcionamento do Hospital Regional de Rorainópolis, como aprimorar a interface com a saúde básica. “Acredito que com o fortalecimento da política do SUS, teremos a redução de agravos que são encaminhados para a unidade de referência, e muitas vezes poderiam ser resolvidas na unidade básica”, comentou.

Procedimentos de cirurgias, especialidades como ortopedia, cardiologia, dermatologia, urologia e oftalmologia serão alguns dos serviços ofertados no Hospital de referência. Com tudo, é necessário que se organize a referência pela rede básica, pois o Hospital de Rorainópolis é uma unidade de urgência e emergência.

Claudete acrescentou que a medida busca atender os critérios do SUS, exposto no Decreto 7508, que define como ordenador dos serviços o atendimento básico de saúde. Ainda, na reunião dos gestores, assuntos como serviços regulados pelo Samu e remoção eletiva ofertada pelo hospital regional terão vez na agenda de discussão.

PROPOSTAS

Dentre as propostas específicas para o Hospital de Rorainópolis está a Habilitação dos Leitos de Retaguarda, das Redes de Atenção Psicossocial, de Urgência e Emergência e Cegonha. Após a conclusão das ações, outras unidades do interior passarão por processo de análise. 

“Nossa intenção é fazer um diagnóstico de todas as unidades do interior, de forma que, possamos identificar as necessidades de todas as unidades, para que de forma ampla e eficaz, consigamos implantar as mudanças positivas em todos os municípios”, completou Claudete.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA