00:00:00

Ronda no Bairro

Programa Ronda no Bairro forma primeira turma de multiplicadores.


62 policiais formados

Na manhã desta terça-feira (20) ocorreu solenidade de formatura da primeira turma de policiais que participaram do curso “Ronda no Bairro” – nível multiplicador, no auditório da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS). Ao total, 62 integrantes do Sistema de Segurança Pública receberam os certificados, sendo oito delegados de polícia civil e 54 policiais militares, entre oficiais e praças.

O curso teve duração de três semanas, com um total de 128 horas/aula e encerrou-se no último dia 16. Além de aulas teóricas, os formandos fizeram aulas práticas como as visitas comunitárias. Essa foi mais uma etapa do programa “Ronda no Bairro” que deve entrar em vigor no início do próximo mês. O programa é uma determinação do governo do Estado e tem o objetivo de proporcionar mais tranquilidade aos moradores da Capital com o policiamento ostensivo.

O governador Chico Rodrigues participou da entrega dos certificados aos formandos e aproveitou para reforçar seu compromisso com a segurança pública. “Estamos dando mais um passo para alcançar os objetivos do programa Ronda no Bairro. Tenho certeza de que essa primeira turma de multiplicadores do Ronda está preparada para atender à população com o respeito e a proteção que ela espera”, enfatizou.

O coordenador do curso, major Miramilton Goiana, explicou que o curso compreendeu aulas de Direitos Humanos, Relações Humanas, Abordagem às pessoas e veículos, Imobilização, Utilização de Armamentos não Letais e uso de Disparo Controlado, além de Policiamento Comunitário. “O curso preza pela interação e proximidade entre comunidade e polícia. O ‘Ronda no Bairro’ vai favorecer a interação com a população, facilitando inclusive o processo de informações à polícia.”

Em seu discurso durante a solenidade, o secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares, lembrou que segurança é dever do Estado e direito de todo cidadão. Por isso, acredita no comprometimento de todos. “Acredito que a população aprovará e apoiará essa nossa missão. A missão é maior que todos nós e devemos colocar esse processo em prática”, concluiu.

O tenente Camilo foi um dos formandos desta primeira turma, que também contou com instrutores experientes vindos de Manaus. “Aprendemos a trabalhar de forma integrada, com treinamento intensivo como abordagens, policiamento comunitário, entre outros. A população pode contar com uma polícia mais próxima que vai agir de forma preventiva” pontuou.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA