00:00:00

Cultura

RR participa de evento em Natal


 

Natal (RN) abriga até o dia 24 de maio, a TEIA Nacional da Diversidade 2014. Uma conferência do Ministério da Cultura que concretiza o apoio aos Pontos de Cultura, que representam a diversidade cultural brasileira. De Roraima, uma delegação com 12 representantes da sociedade civil participa no evento. 

O 5º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura serve para estimular o diálogo e a parceria entre sociedade civil e instituições do campo cultural, para o fortalecimento de políticas e ações de valorização da cultura nos estados. No Brasil, há mais de dois mil pontos de cultura que realizam ações de impacto sócio cultural nas suas regiões e Roraima possui apenas 10 unidades. 

Márcio José Sergino, representante da Rede do Estado de Pontos de Cultura, explica que o objetivo é “fortalecer, estimular e valorizar as iniciativas culturais de grupos regionais para ampliar o acesso à produção cultural”. No decorrer de cinco dias, oficinas, fóruns e seminários temáticos serão espaços para debates de temas diversos. 

A TEIA é um espaço para troca de experiências para o amadurecimento do diálogo dos segmentos socioculturais da diversidade brasileira, que este ano participam grupos do “Encontro da Diversidade”, voltados para segmentos como indígenas, negros e público LGBT.  A programação completa, notícias e mais informações serão divulgadas ao final do evento.

Para o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), Onésimo Cruz, o acesso aos mecanismos de apoio, promoção e intercâmbio cultural é um dos alicerces da Secretaria. “Tem sido consolidada e fortalecida a cultura como política pública e destacada a importância da área na participação de projetos diversos do Governo”, disse o secretário ao citar o Canto Forte e a Semana Farroupilha como exemplos do apoio através da Leia de Incentivo à Cultura.

Lei de Incentivo: O empresário que apoiar o projeto cultural aprovado pela Secretaria da Cultura poderá deduzir do valor do imposto até 80% do investimento aplicado no projeto. O Governo do Estado destina 3% da receita anual recolhida pelo ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) a apoiar produções culturais.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA