00:00:00

Degradação Ambiental

Femarh fiscaliza balsas no rio Branco


A Divisão de Fiscalização da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) realizou ação de fiscalização nas balsas das empresas que trabalham na extração de areia e seixo no rio Branco. Ao todo, 14 balsas foram inspecionadas, duas delas foram multadas e embargadas por estarem tirando areia sem autorização do órgão de fiscalização. O valor total das multas aplicadas chega a R$ 20 mil. A ação ocorreu durante o fim de semana.  

A ação foi desencadeada com a finalidade de monitorar as autorizações e licenças emitidas para extração de areia e seixo no rio Branco, obedecendo às localizações onde receberam autorizações para exploração.

As duas balsas que foram embargadas estavam exercendo a atividade de extração sem a licença ambiental competente. Para Wagner Severo, diretor de Monitoramento e Controle Ambiental da Fundação, isso demonstra a necessidade de ações de fiscalização contínua a fim de permitir a extração devidamente consonante com os critérios técnicos exigidos pela Femarh.

A intensificação na fiscalização evitará que ocorram atividades de exploração econômica com potencial de poluição e degradação ambiental do rio Branco.

Ao emitir a autorização de exploração, a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, determina as coordenadas para realização da atividade de extração de areia e seixo. No entanto, há casos em que os operadores das balsas saem da área autorizada e, isto traz prejuízo ao meio ambiente, o que é passível de multa e embargo.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA