- 07 de novembro de 2024
Combate à doença nos municípios
O Núcleo de Controle da Tuberculose (NCT) concluiu o Plano de Ação deste ano, para atuar no controle e combate da doença em Roraima. O plano começou a ser construído no mês de março, com a participação de técnicos estaduais e municipais. O momento, agora, é de planejamento das ações que serão executadas ao longo de 2014 de forma contínua.
Conforme a gerente do NCT, Goreth Alves, cerca de 90% dos municípios elaboraram propostas. “Foi um momento importante, onde discutimos as dificuldades e necessidades de cada região. Os representantes tiveram a oportunidade de mostrar o que é desenvolvido em cada localidade e o que precisa ser implementado”, explicou.
A gerente ressaltou que os únicos municípios que ficaram de fora, porque não enviaram as propostas de ações em tempo, foram Uiramutã e Amajari. “Entretanto, eles serão contemplados com monitoramento do Núcleo Estadual durante o ano”, esclareceu.
Segundo Goreth, o Plano de Ação, para chegar no formato que está hoje, passou por série de discussão, foi formalizado e consolidado. Ainda disse ela, que a execução ocorrerá, gradativamente, em todos os municípios, de acordo com as metas estabelecidas.
Entre as demandas, estão a necessidade de capacitação de técnicos, médicos e enfermeiros, reforço da busca ativa, e fortalecimento das atividades de conscientização da comunidade. “O núcleo vai acompanhar de perto as ações e dá suporte no que for necessário, de forma que todos os participantes das propostas sejam contemplados”, salientou Goreth.
O cronograma de ação inclui a capacitação para profissionais de níveis médio e superior, previsto para iniciar a partir de setembro, em Boa Vista, e deverá reunir técnicos dos 15 municípios. “Queremos em um único momento, qualificar cerca de 50 técnicos e auxiliares de enfermagem, técnicos de laboratório e agentes comunitários, durante três dias de capacitação”, disse.
Goreth acrescentou que posteriormente será ofertada a mesma capacitação para mais de 30 médicos que atuam nas unidades de saúde.
DOENÇA
A Tuberculose é uma doença infecciosa, que se não diagnosticada e tratada adequadamente, pode matar. O principal sintoma da tuberculose é a tosse (por três semanas ou mais), associada ou não a febre, suor noturno, falta de apetite e emagrecimento. A transmissão da tuberculose é direta, ou seja, a pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e que podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o.
A principal forma de prevenção é a vacinação BCG.“ Com a elaboração e execução do Plano, o estado de Roraima coloca em prática as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde. Com isso espera-se que manter os percentuais estabelecidos pelo MS de que apenas 10% do diagnóstico, sejam feitos na rede hospitalar (quando se trata da tuberculose extrapulmonar, considerada mais complexa), e que os outros 90%, sejam identificados na Rede de Atenção Básica”, finalizou.