00:00:00

Saúde

CRIE disponibilizou mais de 27 mil doses de vacinas à população em 2013.


Vacinas para a população

O Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), localizado no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), disponibilizou mais de 27 mil doses de cerca de 30 imunobiológicos à população em 2013. Por ter uma estrutura direcionada ao atendimento diferencial, o Centro disponibiliza vacinas que não fazem parte da imunização de rotina da população brasileira, e, para isso, conta com produtos de moderna tecnologia e alto custo, fruto do investimento do Ministério da Saúde.

As vacinas de rotina são direcionadas a recém-nascidos, crianças, adolescentes, jovens, adultos, mulheres gestantes, puérperas, adultos e idosos. Pessoas mais suscetíveis às doenças ou risco de complicações também fazem parte do público atendido pelo CRIE.

A enfermeira responsável pelo Centro, Miriam Nuñez, pontuou que no ano passado nasceram 8.828 crianças, enquanto, no mesmo período, foram vacinadas com a vacina de BCG um total de 9.368 recém-nascidos. A diferença de 6 % é referente à demanda de hospitais privados, da área indígena e dos países vizinhos Venezuela e Guiana Inglesa. Com a vacina Hepatite B foram vacinados um total de 9.826 recém-nascidos, (11% a mais do total de nascidos no HMI). Além disso, 31% das puérperas foram vacinadas com a vacina Tríplice Viral. 

Apesar dos altos números, a cobertura aos usuários portadores de quadros clínicos especiais ainda demanda maior divulgação do Centro. “A efetividade resulta na prevenção aos agravos das doenças a serem prevenidas e garante maior qualidade de vida à população”, frisou.

O CRIE é desenvolvido por normas técnicas estabelecidas nacionalmente pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), que define administração de imunobiológicos, transporte, conservação, programação e avaliação. O Estado presta assessoria técnica e o Ministério da Saúde mantém o fornecimento dos imunobiológicos, insumos e materiais. As normas são estabelecidas com a participação dos estados e municípios, assegurando então maior aceitação e operacionalização em todo país.

O objetivo do CRIE-Sala de Vacinas é facilitar o acesso de todos os usuários, tanto sadios como portadores de quadros clínicos especiais aos imunobiológicos disponibilizados pelo Programa. A  sala de vacinas do HMINSN oferece seus serviços de rotina em horários de 08h às 17h, de segunda a segunda. O atendimento das urgências do CRIE é de 24 horas por 

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA