00:00:00

Educação/Linguagem

Luciano prestigia seminário


O II Seminário de Linguagens, realizado em Boa Vista, pelo Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Roraima (CEFORR), através as Secretaria Estadual de Educação, foi aberto na noite desta quinta-feira (15) e encerrado nesta-sexta (16). Este ano o evento teve como tema “Multiletramentos, Linguagem e Ensino: Desafios da Formação do Professor e do Aluno da Educação Básica de Roraima”. 

 
O Seminário é dirigido a professores de língua portuguesa, língua estrangeira, artes e educação física. A abertura do evento contou com uma apresentação do coral, “Mãos que Cantam”, composto por membros da comunidade surda de Roraima.

Segundo Sebastiana Soares, diretora do CEFORR, a intenção do encontro é oferecer aos educadores momentos de discussão e reflexão sobre as diferentes formas de Multiletramentos.

“As mídias e tecnologias vêm trazendo uma infinidade de informações, aonde muitas vezes os alunos chegam com uma informação antes mesmo que o professor. Então, a proposta do evento é fazer com o professor saiba lidar com essa quantidade de informação que o aluno recebe e, também com as diversas formas que ele tem de aprender “, ressaltou a diretora.

Para o deputado federal Luciano Castro (PR), convidado pela direção do CEFOOR para prestigiar o encontro, “essa é uma forma de atualizar e situar os profissionais de educação sobre a grande evolução das mídias digitais na educação de Roraima”.

Segundo Castro o encontro é de suma importância para a melhoria do conhecimento e avaliação dos professores. “É através deles que vamos fazer as transformações dos nossos alunos, mudando conceitos e nos modernizando para acompanhar a evolução tecnológica do mundo. E esse sem dúvida é um grande momento, e eu fico feliz de estar participando do seminário junto com os professores”, destacou o parlamentar.

Vale ressaltar que o contexto geral do seminário de linguagens, já está inserido no plano de educação do governador de Roraima, Chico Rodrigues (PSB/RR), conforme informou, Neide Rodrigues, Secretária Adjunta de Educação Básica.

“O planejamento da Secretaria de Educação, já inclui o letramento, pois a gente sabe da necessidade que os professores e alunos tem dessa capacitação. Então é um trabalho não só para o próximo ano de 2015, mas será estendido até atingir toda uma demanda e anseio da comunidade”, disse Neide Rodrigues.

Durante os dois dias de evento foram realizadas mesas redondas, palestras e salas temáticas sobre: “A gramática do ensino médio na perspectiva do letramento”, “Aprendizagem e os desafios corporais da linguagem”, “Linguagem audiovisual como recurso pedagógico – produção de vídeo através de celular”, entre outros temas. 

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA