00:00:00

Práticas Obstétricas

Rede Cegonha para municípios


O Grupo Condutor da Rede Cegonha em Roraima deu início às discussões sobre o Plano de Ação para as regiões Norte e Sul de Roraima, no que se refere aos componentes da Rede. Os trabalhos iniciaram com uma reunião dos membros do grupo, na quinta-feira, 16, na sala da direção de técnico e pesquisa (DEP), do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN).

A proposta é estabelecer a concretização do Plano de Ação para se iniciar, ainda no primeiro semestre, a execução das ações nos municípios. Segundo a coordenadora geral da Atenção Básica(CGAB), Ana Nery Oliveira, o processo de implantação da Rede Cegonha nos municípios passa por um momento de readequação. “ Estamos fechando as discussões em Boa vista, para da início a um trabalho forte nos municípios, onde faremos oficinas, e debates com todos os integrantes desse processo. O objetivo é saber o que já está sendo ofertado e o que poderá ser acrescentado, de forma que a população ganhe com os serviços de saúde”, esclareceu.

A programação será dividida em dois momentos, iniciando em Pacaraima, no dia 20 de maio, onde estarão representantes de oito municípios, são eles: Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Normandia, Mucajaí, Pacaraima, Uiramutã e Amajari.
No dia 21, será feito um encontro em Boa Vista. O cronograma encerra com as oficinas no município de Rorainópolis, no dia 22, onde participarão representantes do Iracema, Caracaraí, São Luís, São João do Baliza e Caroebe. “Ao final teremos as opiniões e sugestões dos envolvidos, algo fundamental para formularmos o plano”, frisou.

Ana Nery ressaltou que a ideia é fortalecer as ações que já são executadas e acrescentar o que for possível, dentro das diretrizes da Rede de Atenção à Saúde.
Conforme a diretora-geral do HMINSN, Ana Carolina Brito, a reunião teve o objetivo de traçar metas. “Tratou-se de um momento importante para definirmos o que vai ser desenvolvido nos municípios em relação ao processo de implantação da Rede Cegonha, ou seja é preciso definir a atuação do Grupo Condutor em Roraima”, lembrou.

REDE

A Rede Cegonha faz parte de um serviço do SUS que envolve todos os servidores desde o porteiro, recepcionista, profissionais de saúde até a saída da paciente da unidade, por isso é importante que todos os envolvidos estejam cientes das etapas de todo o processo.

A Rede Cegonha é um programa do Ministério da Saúde, que prevê ações de melhoria e qualidade da saúde da mulher em idade fértil, gestante e criança de até dois anos, que começou a ser implantada há dois anos. Por meio do programa a unidade recebe recursos do MS para ações distintas, voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pacientes na Rede SUS. O Grupo Condutor é formado por integrantes da rede de saúde da capital, dos municípios, da CIB, Sesau, Saúde Indígena e membros de Organizações Não Governamentais.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA