- 07 de novembro de 2024
As artes da Amazônia
Neste sábado e domingo, 17 e 18 de maio, os estados de Rondônia e Acre irão completar o intercâmbio cultural promovido pelo Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) há seis anos, Mostra Sesc Amazônia das Artes. As apresentações serão a partir das 20h, no teatro Jaber Xaud, no Sesc - Mecejana. A entrada será R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia entrada).
No sábado, 17, o artista, músico e compositor Bado manifestará através de sua produção e criação musical a memória do lugar por onde o tempo passou e o vento levou pelos terreiros do quintal nos encontros da vida com a história e o canto do seu lugar.
A proposta é misturar no universo das canções o ritmo da prosa e poesia com uma trilha sonora que habita os tons sob a luz de instrumentos ecoando os mistérios contidos no quintal da Amazônia.
Num roteiro que envolve o sabor musical de tribos da Amazônia, o enredo de composições leva ao público para os mistérios da terra que habita todos os sons e tons de um lugar onde lamparina ascende o pavio da vida no mundo da música e da poesia.
Atualmente, Bado continua realizando seu trabalho em várias regiões do País, levando a necessidade relevante da construção de uma identidade musical amazônica com o viés interativo e universalizante de todos os tons.
No domingo, para os amantes de dança, o grupo universitário ''Nóis de Casa'' apresentará o espetáculo ''Origens''. A fonte inspiradora para a montagem do espetáculo são as obras do artista acreano Helio Melo.
Nesse intuito o grupo busca uma relação pulsante entre o modo de vida do homem da floresta e a dramaturgia na dança, construindo pinturas moventes em um espaço cênico mesclando e fundindo lembranças, cores, emoções conflitos, inquietudes, carga dramática e, ao mesmo tempo a simplicidade comumente vista nas obras do homenageado.
A cenografia que enriquece a dramaturgia do trabalho é conduzida com roteiros de história onde o narrador é o público. Partituras coreográficas e cenas inteiras se repetem revelando novas pinturas, sempre carregadas de subjetividade e reflexões sobre tradição e modernidade.
“Nóis da Casa” é um espaço de formação experimental cênica que tem como ponto principal oferecer à capital acreana um produto cultural almejado por capacitadores/facilitadores/multiplicadores dos conhecimentos que são expandidos na universidade. O grupo é composto por universitários e pessoas da comunidade interessadas em aprender mais sobre essa forma de manifestação artística.