- 07 de novembro de 2024
Saúde vê gestão no interior
Após nomeação para o cargo de Secretária Adjunta de Saúde, Claudete Praia, já iniciou os trabalhos a frente da pasta. Uma das primeiras ações foi uma reunião técnica com os representantes das principais coordenações estaduais de saúde.
Durante o encontro, o secretário estadual de saúde, Stênio Nascimento, esclareceu sobre as propostas de trabalho do grupo, para a saúde em Roraima. “Agora estamos com a equipe completa, temos a certeza de que a secretária Claudete está chegando para somar e que fará um grande trabalho, ao nosso lado, principalmente em relação aos serviços oferecidos nas unidades de saúde nos municípios”, esclareceu.
Entre as atribuições, da secretária, está o contato permanente com a Coordenação Geral de Atenção Básica(CGAB), Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica(CGAF), Coordenação Geral de Assuntos Normativos(CGAN), e Coordenação Geral de Administração(CGA), e o Hospital Coronel Mota(HCM), com foco no atendimento prestado pelas unidades de saúde do interior.
Segundo a secretária, dentro desse contexto, foi solicitado de imediato um levantamento situacional do Hospital de Rorainópolis. “Queremos saber qual a realidade das unidades de saúde no interior, começando pelo Hospital de Regional de Rorainópolis, por se tratar de uma unidade de saúde importante no atendimento de pacientes na região sul do estado. Nosso objetivo inicial é ter um diagnóstico da estrutura do local, envolvendo todas áreas, física, operacional de recursos humanos e também os serviços de referência e contra referência”, pontuou.
O levantamento está sob a responsabilidade de todas as coordenadorias da Sesau, e deve ser concluído até o início da semana que vem. “Esperamos ter, em mãos, o primeiro relatório sobre o Hospital de Rorainópolis, medida fundamental para traçarmos o plano de ação, ou seja, é preciso identificar e estabelecer referências internas e externas, informar à população do interior como a unidade está funcionando, que serviços são oferecidos, e o que será implantado, de forma que o atendimento seja oferecido da melhor maneira possível, e que a população tenha acesso a um serviço de qualidade”, complementou.
Entre as propostas específicas para o Hospital de Rorainópolis está a Habilitação dos Leitos de Retaguarda, da Rede Psicossocial, Rede de Urgência e Emergência e Rede Cegonha. Após a conclusão das ações, outras unidades do interior passarão por processo de análise. “Nossa intenção é fazer um diagnóstico de todas as unidades do interior, de forma que, possamos identificar as necessidades de todas as unidades, para que de forma ampla e eficaz, consigamos implantar as mudanças positivas em todos os municípios”, salientou.
SECRETÁRIA
Claudete Praia é roraimense de Santa Maria do Boiaçu, enfermeira, advogada. Atuou na saúde durante 21 anos, sendo oito na área de assistência e 13 na área de gestão. Em 2014, assume sua primeira pasta como Secretária Adjunta de Saúde. “Conheço a área da saúde, por muitos anos pude perceber de perto os anseios da comunidade atendida pela Rede SUS, e agora espero poder realizar o sonho de contribuir ainda mais para o fortalecimento e melhoria do serviço de saúde em Roraima”, finalizou.