00:00:00

Política

Prefeitos de Roraima são recebidos por Luciano Castro na Câmara dos Deputados.


8 prefeitos de RR com Luciano

Mais de 5 mil prefeitos de todo o país estão na capital federal para participar da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que começou nesta segunda-feira (14)e prossegue até amanhã. Os prefeitos estão no Congresso Nacional onde vão ser recebidos ainda hoje pelos  presidentes das duas Casas, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Renan Calheiros (PMDB-AL).
 
Dos 15 prefeitos de Roraima, oito estão participando da Marcha na capital federal, além de vereadores de alguns municípios.O grupo de gestores públicos foi recebido pelo deputado Luciano Castro (PR/RR), em seu gabinete na tarde desta quarta-feira (16).

Na visita informal os prefeitos falaram sobre a pauta de reivindicações da XVII Marcha em Defesa dos Municípios promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A maior bandeira da luta para melhorar a arrecadação dos municípios, a maioria inadimplente com o INSS, é o aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Participaram do encontro os prefeitos de Normandia, Jairo Araujo (PSDB); de Caroebe, Paulo César Gomes (PSDB), de São João da Baliza, José Divino (PSDB), de Amajarí, Moacir Mota (PR), de Alto Alegre,  José de Arimatéia (PT ) e de Mucajaí, Josué Matos (PSL), além da vereadora Maria Natividade Vieira (PP) e do vice-presidente da Câmara de Vereadores de São João da Baliza, Jair da Silva Lima.

No final da reunião o prefeito de Amajarí Moacir Mota concedeu entrevista à Rede Tropical e declarou que a situação dos municípios é muito delicada em relação a arrecadação. “A gente vê hoje que a Receita Federal tá tirando todo o Fundo de Participação dos Municípios, por isso não existe condições de pagar servidores e nem fornecedores. A dívida cresce com juros, multa; então, os municípios hoje, estão inviáveis de funcionar, se continuar dessa forma. Nós viemos para Brasília participar da marcha e reivindicar, junto a presidente Dilma, vários itens como o aumento de 2% do FPM, a diminuição da alíquota do INSS e o repasse dos royalties do petróleo.“

Já o prefeito de Alto Alegre, Teca do PT, fez questão de falar sobre a parceria do deputado Luciano Castro com os municípios roraimenses. “Todos nós de Roraima sempre somos bem recebidos pelo deputado, independente da sigla partidária. Nós só temos a agradecer essa parceria. Segundo o prefeito Luciano Castro vem trabalhando há muitos anos pelos municípios. “Hoje, a maioria das obras em Alto Alegre são feitas com recursos de emendas do parlamentar. Eu tenho uma enorme admiração pelo deputado Luciano Castro e sei que posso contar com ele e sua assessoria. Então, a gente tem que agradecer  e correr atrás, porque o município depende do esforço de cada prefeito”, afirmou o prefeito Teca.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, todos os anos, os prefeitos debatem uma pauta de reivindicações e a apresentam para os poderes Executivo Federal e Legislativo. Em 2014, os destaques são o aumento de 2% no FPM, apreciação da nova Lei dos Royalties por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) e mudanças na Lei do Imposto Sobre Serviços (ISS) para melhorar a arrecadação municipal.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA