- 07 de novembro de 2024
Revitalização muda visual
As obras de revitalização do Parque Anauá, realizadas em parceria pelo Governo de Roraima e Prefeitura de Boa Vista, completam 12 dias de execução, e seguem em ritmo acelerado, disponibilizando aos frequentadores uma área limpa e com total segurança, em razão do policiamento ostensivo em toda extensão do ambiente.
As obras de revitalização incluem pintura das grades externas e internas, retirada de entulhos, poda de árvores, pintura do meio fio, troca de lâmpadas e recuperação da parte elétrica. Segundo um dos administradores do parque, Vicente de Paula Lima, em uma semana de trabalho já foi possível notar a diferença, e as pessoas que habitualmente utilizam o local para a prática de esportes aprovaram a parceria.
“Em uma semana de intensos trabalhos foram retiradas mais de 10 toneladas de entulhos, incluindo a poda das árvores, tornando o ambiente mais seguro e arejado. Quem antes não se sentia seguro no parque, agora está retornando e, até a conclusão dos trabalhos de limpeza e pintura, que devem se estender até o fim deste mês, o ambiente ficará mais convidativo às famílias”, destacou.
Hercules Monteiro, que trabalha na administração do Parque Anauá, destacou que os 127 hectares que compõem o logradouro estão sendo revitalizados, recebendo obras que tiveram início no dia 29 de abril. A nova iluminação pública que está sendo implantada é uma ação importante para incentivar o retorno de inúmeras famílias que antes frequentavam o parque e que passaram a ocupar praças públicas por falta de opção de um local tranquilo e seguro.
“Além da limpeza, a revitalização da iluminação pública já dá uma nova conotação ao ambiente, e, com isso, em pouco tempo todo o espaço estará à disposição da população. É sem dúvida uma ação estratégica. Significa o resgate de um dos espaços de lazer que terá inúmeros atrativos à prática esportiva e cultural”, comentou Hércules Monteiro.
Eventos culturais
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) iniciou no sábado (10) os projetos Biblioteca Parque e o Cine Clube, com a proposta de interagir com a comunidade que frequenta o local. É mais uma oportunidade de conferir uma programação diversificada.
“Estamos trabalhando para que o local se torne um espaço de encontro de arte, educação e cultura”, destacou o secretário-adjunto da Secult, Onésimo Cruz.
A Biblioteca Parque oferece ao público, no horário das 17h às 18h, fantoches, jogos lúdicos, desenhos, área destinada a pintura e ampla coleção de quadrinhos e livros infantis. Já o projeto Cine Clube possibilita o acesso a produções que estão fora do circuito de exibição.
“A perspectiva do Governo do Estado é que o espaço se torne um local de encontro, convivência, diversão, esporte e lazer, para a criação e produção cultural”, destacou Onésimo Cruz.