- 11 de novembro de 2024
Entre os dias 15 e 16 de maio, professores de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física estarão reunidos para participar do II Seminário de Linguagens como tema “Multiletramentos, Linguagem e Ensino: desafios da formação do professor e do aluno da Educação Básica de Roraima”. O evento será realizado no Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Roraima (CEFORR).
A expectativa da coordenação é alcançar 500 professores da rede estadual de ensino, já que o evento será transmitido para todos os municípios do interior do Estado por meio da plataforma da Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR).
A intenção do Seminário é oferecer aos educadores momentos de discussão e reflexão sobre as diferentes formas de multiletramentos como prática social presente na atualidade e os desafios didático-pedagógicos do ensino nessa perspectiva.
“O processo educacional não pode ficar alheio às mudanças sociais e ao surgimento das inovações do mundo, especialmente às inovações tecnológicas. Tudo dever ser integrado no contexto educacional, o chamado multiletramento, como forma de proporcionar uma educação completa ao cidadão”, destacou Sebastiana Soares, diretora do CEFORR.
PROGRAMAÇÃO
No dia 15, a programação terá início às 17h com o credenciamento dos participantes. Às 19h será realizada a cerimônia de abertura do encontro com momento cultural e palestra intitulada “Multiletramentos e formação de professor”, ministrada pela professora doutoranda Carmem Spotti. A abertura do evento ocorrerá no auditório da Escola Barão de Parima.
No dia 16, as atividades serão mais intensas e ocorrerão das 8h às 11h40 pela manhã e das 14h às18h pela parte da tarde no CEFORR. No turno matutino, serão realizadas mesas redondas com temas como “O leitor e o sentido do texto”, “Multiletramento na Educação de pessoas com deficiência” e “O multiletramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental”.
No turno vespertino, palestras e salas temáticas com temas como “A gramática do Ensino Médio na perspectiva do letramento”, “Aprendizagem e os desafios corporais da linguagem”, “Linguagem audiovisual como recurso pedagógico – produção de vídeo através de celular”, entre outros temas.
O II Seminário de Linguagens também disponibilizará um espaço para exposição de banners com trabalhos de pesquisas científicas na área de Educação. Os trabalhos estarão expostos para visitação das 16h40 às 18h.