- 11 de novembro de 2024
"Diálogo Público" em Brasília
O secretário de Segurança Pública de Roraima, coronel Amadeu Soares, participa em Brasília, nesta terça-feira, 13, do "Diálogo Público - em busca de soluções para a governança das políticas públicas de segurança", evento organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O evento ocorrerá das 9 às 18 horas, no auditório do edifício-sede do TCU, ministro Pereira Lira.
Estão previstas as participações do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; dos governadores de Goiás, Marconi Perillo, e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; do relator da Comissão Especial de Segurança Pública do Senado Federal, senador Pedro Taques; da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, dos secretários de Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita, e do Distrito Federal, Sandro Torres Avelar, além de outras autoridades e especialistas da área.
O diálogo público, segundo o secretário de Segurança Pública de Roraima é um evento importante, pois reunirá diferentes autoridades e especialistas no assunto. Está previsto que o TCU apresente resultados do levantamento de governança de segurança pública, que teve por objetivo conhecer e avaliar as condições de governança e de gestão da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) e das secretarias de segurança pública dos estados e do Distrito Federal.
Foi realizado um diagnóstico da situação atual de governança dos órgãos estaduais de segurança pública e da Senasp, apresentado por meio do Índice de Governança de Segurança Pública (iGovSeg) e o resultado desse levantamento será apresentado. Esse índice, segundo a Assessoria de Imprensa do TCU, foi elaborado com base em modelo desenvolvido pelo próprio tribunal. O trabalho já foi apreciado pelo TCU, conforme conta do Acórdão 1042/2014-Plenário.
A programação prevê a apresentação de palestra e debates sobre a gestão integrada das políticas de segurança pública, com ênfase na região do entorno do Distrito Federal, e sobre o papel de cada ente da federação - União, estados e municípios - na condução dessas políticas.