- 11 de novembro de 2024
Os desafios para se transformar Roraima num estado vocacionado ao agronegócio e à pecuária, não esquecendo o importante segmento da agricultura familiar são muito grandes. A observação é do secretário Álvaro Luís Calegari, pela terceira vez assumindo o comando da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Seapa.
Há 30 dias à frente daquela importante Pasta da administração estadual realizando um completo diagnóstico da situação em que encontrou a agricultura do estado, a fim de poder prestar esclarecimento e falar sobre projetos futuros, Calegari comentar que está faltando, principalmente, dar-se uma destinação econômica às terras quer da agricultura familiar, das comunidades indígenas e da agricultura empresarial.
“Nós precisamos transformar o potencial agrícola primário de Roraima em números, porque a vocação do nosso estado é a agricultura e a pecuária”. Com ampla experiência no setor que lhe consome boa parte do tempo como produtor rural e pecuarista, Álvaro afirma que “se quisermos dar qualidade de vida e desenvolver o que chamamos de Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, a agricultura é o caminho mais seguro e mais sólido para fazermos isso”.
Seu programa à frente da Seapa é trabalhar para banir o modelo agrícola antiquado que tem a enxada, o sofrimento e o abandono como referenciais. “Precisamos fazer com que o nosso agricultor tenha condições de comprar um trator, tenha possibilidade de usar a mecanização, irrigação, assistência técnica, tudo que for moderno”, assegura Calegari, completando que não se pode mais permitir o atraso, deixar o agricultor numa condição de subdesenvolvimento humano. “Esse é o nosso foco”!
Desde 1991, quando assumiu o comando da Seapa a convite do então governador Ottomar de Sousa Pinto, Calegari tem sido um incentivador tanto da agricultura familiar como do agronegócio, a exemplo do cultivo da cana-de-açúcar, da soja, inclusive trabalhando para atrair investidores para aqui investirem nesses setores.
Já concluído o diagnóstico da situação em encontrou a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Álvaro Calegari tem se reunido constantemente com os técnicos agrícolas que integram as 33 Casas de Produtores Rurais – CPRs e engenheiros, a fim de que possa dar direcionamento a todas as ações e atender àquelas pessoas que buscam apoio e orientação.
Um grande problema que ele tem de enfrentar é com relação aos equipamentos adquiridos pelo governo do estado em gestões anteriores, a exemplo de 125 tratores e 10 patrulhas mecanizadas que estão sumidos. “Tá duro de encontrá-los, mas vamos atrás”, assegura o secretário. Concluindo que uma das metas de sua nova administração é fazer parcerias com as cooperativas, associações e prefeituras, a fim de melhor atender todos os produtores.