- 11 de novembro de 2024
Caranã é recuperado
Local de lazer e recreação, o parque aquático do bairro Caranã, zona Oeste da Capital, volta às atividades no domingo, dia 11, a partir das 09 horas. A medida, do Governo do Estado, prevê a recuperação e reabertura de três parques localizados nos bairros de Boa Vista, a fim de garantir o acesso universal às atividades esportivas com acompanhamento de profissionais de Educação Física. A unidade passou por reparos na estrutura física para oferecer segurança aos frequentadores.
Para a retomada do parque do Caranã, o Instituto do Desporto de Roraima (IDR) organizou uma programação esportiva e recreativa com partidas de tênis de mesa, futebol, futsal, vôlei de praia e de quadra e atividades monitoradas na piscina. O Corpo de Bombeiros estará no local para garantir a segurança dos banhistas. As atividades se encerram às 17 horas.
“É importante que a população volte a usufruir os benefícios dos espaços públicos”, disse o governador Chico Rodrigues, ao adiantar que o Governo do Estado não medirá esforços para devolver à população, espaços para entretenimento e lazer. A unidade estava desativada desde 2011.
Segundo o diretor do IDR, Nilson Alves, a ação conta com a participação de oito profissionais do Instituto, entre eles professores de Educação Física que vão monitorar e organizar a prática de esportes. “Trata-se de mais uma opção de lazer para a comunidade, crianças e adolescentes, que terão um local seguro para a prática esportiva desenvolvida por profissionais capacitados”, frisou.
Anauá com lazer e cultura
Boa Vista ganha neste fim-de-semana um espaço para diversas atividades culturais que irão movimentar o Parque Anauá. A Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) inicia neste sábado o projeto com a Biblioteca Parque e o Cine Clube, com a proposta de levar ao parque da cidade a população carente de centros culturais.
Instalado em um lugar de fácil acesso, o Parque Anauá está sendo revitalizado para levar à comunidade a participar de ações educativas e culturais. “A iniciativa do Governo do Estado é que o espaço se torne um local de encontro, convivência, esporte e lazer, para a criação e produção cultural”, explicou o secretário-adjunto da SECULT, Onésimo Cruz.
A Biblioteca Parque oferecerá, das 17h às 18h, fantoches, jogos lúdicos, desenhos para pintura, ampla coleção de quadrinhos e de livros infantis. “O conceito moderno de biblioteca é aproximar o acesso à educação e à cultura como uma forma de lazer”, disse o secretário.
Como parte das atividades, o Parque Anauá ofertará a partir das 19h, o Cine Clube, com um conjunto completo de equipamentos de projeção para ampliar o acesso à produções que estão fora do circuito de exibição. “É uma forma de contribuir o encontro da população com produções de artistas locais como Thiago Briglia de Alex e Xarute - Um olhar sobre o cordel)”, disse o cineasta Alex Pizano, que terá a exibição do curta Wrong - O palhaço desiludido.
O projeto oferecerá em outros locais e sempre aos fins-de-semana, apresentações de bandas e artistas locais, saraus culturais, exposições fotográficas e de artes plásticas, apresentações de grupos de dança e exposição de venda de artesanato. “É um canal que o Governo encontrou de oferecer cultura e aproximar a população dos artistas locais”, destacou Onésimo Cruz.