- 11 de novembro de 2024
SUS e mídias sociais em discussão
Vários secretários de Saúde do país, especialistas e assessores de comunicação participam do 3° Seminário do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) que debaterá sobre a crise contemporânea dos sistemas de saúde. O encontro ocorrer nessa terça-feira, dia 13, em Brasília. A programação está preparada para receber aproximadamente 300 pessoas no evento.
O predomínio das condições crônicas e a necessidade de modernização dos sistemas de saúde, no Brasil e no mundo, também serão temas discutidos entre os participantes. O Seminário será transmitido ao vivo em tempo real. Interessados podem acompanhar pelo endereço eletrônico http://www.conass.org.br/conassdebate.
O CONASS é responsável em promover a articulação e a representação política da gestão estadual do SUS, proporcionando apoio técnico às Secretarias Estaduais de Saúde, de acordo com as suas necessidades, por meio da disseminação de informações, produção e difusão de conhecimento, além de incentivar à troca de experiências e de boas práticas.
Na pauta, outros assuntos relacionados como a LC 141, Renases e Rename, além da Minuta de portaria que institui a Rede de Cuidados a Pessoas com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde e a situação atual dos implantes de próteses mamárias, devem ser tratados durante o evento.
Segundo a assessora do Conass, Adriane Cruz, para falar sobre o modelo de atenção que vem sendo construído no país, um dos convidados para a terceira edição do projeto CONASS Debate será Rafael Bengoa, assessor do programa Obamacare. Ele já foi ministro da Saúde do país Vasco, onde o modelo de atenção às condições crônicas foi implantado com sucesso, já integrou a Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem vasta experiência acadêmica.
Para o secretário de Saúde, Stenio Nascimento, os eventos promovidos pelo CONASS Debate, buscam fomentar a discussão de temas importantes para o setor saúde, tendo como mote dos debates a sustentabilidade do SUS, que contribuam para o desenho de caminhos seguros para o sistema. “O projeto dos encontros de secretários de saúde contempla também o objetivo de tratar questões estratégicas para a saúde pública brasileira com visão de futuro, sem se ater aos problemas pontuais ou operacionais do SUS”, comentou.
Mais especialistas estão confirmados para participarem do 3° Seminário, como Luiz Facchini, da Universidade de Pelotas (ex-presidente da Abrasco); de Claunara Schilling Mendonca, da Universidade do Rio Grande do Sul (ex-diretora de Atenção Básica do Ministério da Saúde); de Luiz Fernando Rolim Sampaio, da Unimed Belo Horizonte (ex-consultor do Departamento de Medicina de Família e Comunidade da Universidade de Toronto); de Frederico Guanais, da Divisão de Proteção Social e Saúde do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e do coordenador técnico do projeto CONASS Debate, Eugênio Vilaça Mendes.
REDE SOCIAIS
Na oportunidade, o Conass realizará após o Seminário, na quarta-feira, 14, a primeira reunião da Câmara Técnica de Comunicação Social do ano. O encontro reunirá assessores de comunicação de várias Secretarias de Saúde do país, onde irão discutir, principalmente, sobre o SUS nas mídias sociais.
Os debates irão girar em torno dos princípios e conceitos para a comunicação pública em mídias sociais, gestão pública, entre outros assuntos.