- 12 de novembro de 2024
Presença da PM nos bairros
A Polícia Militar de Roraima, em parceria com a Polícia Civil, iniciou na manhã desta quinta-feira (8), a ação conjunta “Visita Comunitária”. Os moradores do bairro São Bento foram os primeiros beneficiados com a atuação das duas polícias. A iniciativa precede o lançamento do programa “Ronda no Bairro” e faz parte do conjunto de medidas determinadas pelo governador do Estado, que visa garantir mais segurança à população.
Segundo o coronel Ronan Marinho, titular do Comando de Policiamento da Capital (CPC), o objetivo da ação é aproximar polícia e comunidade. “A visita comunitária vai restabelecer o elo entre polícia e cidadão, contribuindo para um resultado positivo das ações de segurança propostas”, ressaltou.
O delegado Glauber Carneiro Lorenzini, da Polícia Civil, acredita que a aproximação com a comunidade vai ajudar o trabalho de investigação da polícia. “Essa ação vai aumentar a confiança do cidadão junto à polícia, melhorando o trânsito de informações que auxiliará o trabalho dos agentes.”
A ação desta quinta-feira contou com uma equipe de 65 policiais civis e militares, distribuídos em dupla por todo o bairro São Bento. Cada dupla de policiais visitou residências e estabelecimentos comerciais. Nesse primeiro contato, os policiais buscaram pontuar as principais queixas dos moradores por meio de um questionário simples.
Os dados coletados foram enviados diretamente para uma central e servirá para a formação do banco de dados de cada bairro junto à polícia. Assim, quando a equipe do “Ronda no Bairro” for acionada por algum morador, os policiais já terão conhecimento da localização exata e de quem se trata.
Moradora do bairro há um ano, Francilda Queiroz aprovou a visita dos policiais. “Eu fico feliz por ver que realmente a polícia está na rua fazendo seu papel junto à população. Segurança para mim é tudo”, enfatizou.
O comerciante José Cláudio declarou que o policiamento traz mais tranquilidade ao comércio local. “Nós que somos comerciantes nos sentimos muito expostos a roubos e furtos. A presença constante da polícia nas nossas proximidades ameniza nossa preocupação”.
Até o início oficial do programa “Ronda no Bairro”, todos os pontos da capital já terão recebido a “Visita Comunitária”.