- 12 de novembro de 2024
A Copa do Mundo de Futebol se aproxima e o Estado de Roraima é destaque no evento com uma artista que foi selecionada para ter suas peças expostas em sete cidades que recebem os jogos de 12 de junho a 13 de julho. Odélia Rodrigues Medeiros é a única representante do Estado aprovada no projeto Vitrines Culturais do Ministério da Cultura.
Artesãos, grupos, associações e cooperativas de artesãos foram convidados a produzir artesanatos que representam os valores da identidade cultural brasileira. Odélia, que desde a década de 80 trabalha com artesanato, terá suas peças expostas e comercializadas ao lado de outros artesanatos de alta qualidade de todos os estados do país.
“Por ser um evento que está trazendo turistas estrangeiros tenho orgulho em divulgar o estado para todo o mundo”, disse a artista. Durante o mundial, Odélia terá quatro porta-retratos (feitos com lacre de refrigerante, linha de crochê, papelão e TNT), quatro chaveiros (confeccionados com sacolas plásticas e acabamento em tulê) e quatro bolsas (produzidas com fitas de vídeocassete, forradas com calça jeas com fecho de velcro) expostos e vendidos. “Meu foco é sensibilizar a atenção das pessoas na reciclagem e educação ambiental, para que atitudes resultem em soluções”, destacou a artesão.
Foi por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), que Odélia e outros artistas tiveram apoio técnico e acesso à oportunidade para fazer as inscrições. “Como não houve participação efetiva de representantes de Roraima para o projeto, a SECULT mobilizou o segmento para a produção de projetos”, disse o secretario-adjunto Onésimo Cruz.
A Secretaria da Cultura disponibilizou técnicos para auxiliar os artesãos nas inscrições e no incentivo à produção cultural no estado. “Este é um mecanismo que obtivemos resultados em estreitar o diálogo com artistas e permitido o fomento e o avanço na política cultural roraimense”, lembrou o secretário.
A partir disso, a comissão de seleção das peças do Ministério da Cultura definiu a quantidade produzidas e as cidades onde serão expostas e vendidas. As exposições acontecerão dentro dos espaços FIFA Fan Fest em Manaus (AM), Salvador (BA), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS), além de outros espaços culturais das cidades-sedes dos jogos.
A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, vinculada à Presidência da República, o IPHAN, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do projeto Talentos do Brasil Rural Contemporâneo também participam do projeto
Às 9h desta quinta-feira (8), a artesão apresentará as peças no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, que serão entregues à FIFA para serem enviadas às cidades-sedes da Copa do Mundo. Conto com o apoio na divulgação deste material.