- 12 de novembro de 2024
Sugerir propostas para a melhoria do Ensino Médio no Brasil. Esta será a responsabilidade do estudante que será escolhido para representar Roraima no Parlamento Juvenil do Mercosul. A seleção ocorrerá na próxima sexta-feira (09), na Escola Estadual Ana Libória, das 8h às 12 horas.
Devem participar da seletiva, estudantes das 24 escolas de Ensino Médio da Capital e também do interior. O número exato será divulgado somente na sexta-feira (09). Os candidatos terão um tempo para apresentar e defender suas propostas para o Ensino Médio.
Além das propostas, alguns critérios devem ser observados durante a seleção dos candidatos, o jovem deve ter, por exemplo, espírito de liderança, ser comunicativo, e deve ser engajado em algum projeto social no âmbito da comunidade escolar.
O chefe da Divisão de Ensino Médio e Profissional (DIEMP) da Secretaria de Educação e Desportos (SEED) e a coordenadora do programa no Estado, Terezinha Vinhote, participarão do evento. Os próprios alunos irão julgar as propostas e eleger os representantes. Os nomes serão enviados para o Ministério da Educação (MEC) até o próximo dia 15 de maio.
Após esta etapa, os representantes roraimenses participarão da etapa nacional do projeto, que ocorrerá no período de 4 a 7 de junho no Espírito Santo (ES). Todas as despesas com passagens aéreas, hospedagem e alimentação serão custeadas pelo MEC e UNICEF.
Na etapa nacional, serão selecionados 27 jovens que representarão o Brasil na etapa internacional do encontro, agendada para o segundo semestre deste ano, na Argentina.
Para Terezinha Vinhote Meireles, o Parlamento Juvenil é importante para a formação completa do estudante. “Por meio desse programa, o aluno passa a vivenciar o processo político, o que é hoje muito importante tanto para a sua formação acadêmica quanto para o seu crescimento pessoal”, disse.
O PROGRAMA
Promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), MEC e Parlamento Mercosul, o Parlamento Juvenil do Mercosul é direcionado à jovens com idades entre 14 e 17 anos matriculados no 1° ou no 2° ano do Ensino Médio de escola pública regular.
Tem a intenção de abrir espaço para encontro e diálogo a partir da discussão de temáticas de interesse comum e com foco na formação política e cidadã da juventude.
A partir do questionamento “O ensino médio que queremos”, jovens da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela se reúnem para analisar e propor a escola de Ensino Médio que desejam, com destaque para a inclusão educativa, direitos humanos, participação cidadã e os jovens e o trabalho.
Os parlamentares juvenis possuirão mandato de dois anos e durante este período, devem participar de várias ações de integração e formulação de propostas para a melhoria do Ensino Médio.
A última edição do Parlamento Juvenil do Mercosul, realizada em 2012 contou com a inscrição de 90 estudantes e o aluno Juan Lima Carvalho, à época no 1° ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Tancredo Neves foi o representante de Roraima na etapa nacional.
Posteriormente, o estudante classificou-se para a etapa internacional, representando o Brasil no encontro do Mercossul ocorrido na Colômbia, em agosto de 2012. O mandato do parlamentar encerra neste ano. Outras informações sobre o programa estão disponíveis no endereço eletrônico http://parlamentojuvenil.educ.ar/pt-br/