00:00:00

Segurança Pública

Governador participa da operação Tolerância Zero nas fronteiras.


Chico vê operação nas fronteiras

O governador Chico Rodrigues participou na manhã desta terça-feira (6), em Pacaraima, da operação Tolerância Zero, um programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) em parceria com as polícias Militar, Civil, Federal, com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com a Receita Federal e a Polícia Rodoviária Federal , além da  Agência de Defesa Agropecuária do Estado (ADERR).

Em menos de um mês de implantação, a operação é avaliada com êxito pelo governador. “Já foram aprendidos materiais contrabandeados e também drogas. É uma ação permanente e definitiva e os órgãos parceiros estão de parabéns pela eficiência. Percebemos que os resultados são muito positivos”, disse, destacando a importância do Tolerância Zero como uma forma de proteger “as nossas fronteiras e a nossa  população”.

O balanço da operação feito pelo secretário de Segurança, Amadeu Soares, é também positivo, tanto em Pacaraima como em Bonfim, onde já  vem ocorrendo a fiscalização. “Já vemos os resultados e, esperamos nos próximos dias, implementar a operação  no Jundiá que é outra divisa que precisamos  tomar de conta”.

Amadeu ressaltou que a determinação do governador Chico Rodrigues é de que a operação Tolerância Zero chegue às fronteiras e às divisas. “Foi assinado um Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal que vai criar o Força Tarefa para as fronteiras. Com isso, vamos instrumentalizar bastante a operação Tolerância Zero.  Vamos  percorrer também a região  do baixo rio Brando e de Caracaraí  à medida que as lanchas que  estão em fase de aquisição forem chegando”. O secretário acrescentou que em Pacaraima já houve a inibição de diversos delitos de fronteira. 

Durante a operação desta terça-feira, além da apreensão de veículos com problemas na documentação, foram apreendidos 50 gramas de crack. A droga foi encontrada por um cão farejador dentro de um táxi. Um dos passageiros, suspeito, ex-presidiário, foi interrogado. Por falta de elementos suficientes que comprovassem que a droga lhe pertencia, a equipe o liberou e passou para a Polícia Civil, órgão competente para fazer a investigação.  

O major Paulino, comandante da 1ª Companhia de Polícia, que acompanha a operação, explicou que é vistoriada a documentação de veículos e de pessoas, para saber se há foragidos da Justiça tentando adentrar no país vizinho. Ele adiantou que, “a operação ocorre diuturnamente”.  

Para o taxista Lourival Costa, que faz o trajeto de Santa Elena até Boa Vista há 15 anos, a operação é fundamental. “Essa fiscalização é muito importante para a nossa segurança, porque geralmente transportamos passageiros e não sabemos o que eles trazem, e não podemos abrir a bagagem do passageiro. Então, é importante para nós, que somos mais de cem taxistas fazendo esse trecho, contarmos com esse serviço.”

Últimas Postagens