- 12 de novembro de 2024
Professores da rede estadual de ensino participam nesta quarta-feira, dia 07, do II Fórum Interreligioso de Roraima. As discussões em torno das religiões afro-brasileiras e indígenas iniciam às 18h30 no Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR).
Direcionado aos professores da rede de ensino, tem como objetivo proporcionar aos participantes o conhecimento das religiões, por meio da apresentação de líderes das diversas denominações religiosas na perspectiva do diálogo.
A ideia é debater sobre os vários temas das manifestações religiosas existentes no Estado de Roraima. No primeiro Fórum, realizado em março deste ano, as discussões foram sobre a Igreja Evangélica Luterana de Boa Vista.
Desta vez, o tema será “As religiões afro-brasileiras” e o palestrante será o babalorixá Carlos Alberto de Souza Filho. Após a sua palestra, será realizada uma mesa para debates e questionamentos, mediados pelo professores Manoel Rabelo Filho e Maria Cristina Nascimento de Oliveira.
Desde 2012, a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED), vem promovendo ações para a melhoria do ensino religioso nas escolas estaduais. Para tanto, são promovidos fóruns, oficinas e formação continuada, com o objetivo principal de construir uma nova proposta para trabalhar a disciplina em sala de aula.
“O objetivo é melhorar a prática do ensino e oferecer subsídios aos professores, de forma que o aluno possa ter conhecimento sobre as várias manifestações religiosas existentes”, destacou o professor Manoel Rabelo Filho, um dos coordenadores do evento.
ENSINO RELIGIOSO
O ensino religioso, enquanto componente curricular deve atender à função social da escola, proporcionando o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir de uma abordagem pedagógica que estuda, pesquisa e reconhece a diversidade cultural-religiosa brasileira. Está regulamentado por meio da Lei n° 9.394/96 (LDB) e da Lei n° 9.475/97).
Em Roraima, esta disciplina está incluída na Matriz Curricular das escolas da rede estadual de ensino, dentro da área Diversificada, ministrada uma vez por semana, não sendo uma disciplina reprovativa.
A SEED vem desenvolvendo ações, entre elas formação continuada, oficinas e fóruns para construir uma nova proposta de trabalho do ensino religioso nas escolas, com ênfase na formação de professores.
A ideia é ofertar um ensino religioso laico, de forma que não sejam trabalhas questões particulares, mas sim valorizadas todas as religiões, com ênfase no acompanhamento pedagógico.