- 12 de novembro de 2024
A Justiça Eleitoral inicia no próximo domingo (4) e segue até quarta-feira (7), o atendimento em todas as sedes de municípios do interior do Estado, exceto São João da Baliza. Quem pretende tirar o primeiro título, transferir domicílio ou solicitar revisão dos dados cadastrais deve procurar um dos postos de atendimento, no horário das 8h às 15h. No próximo dia 7 de maio encerra o prazo para realizar qualquer um desses serviços e ficar apto a votar nas eleições gerais de 2014. No domingo não haverá atendimento em Boa Vista.
O secretário de tecnologia da informação do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Hermenegildo D’Ávila, explicou que, para regularizar a situação eleitoral, o cidadão precisa apresentar um documento de identidade oficial com foto e um comprovante de residência atualizado, acompanhados de cópia. Homens maiores de 18 anos devem levar o certificado de alistamento militar para requerer o primeiro título.
“Uma das propostas da atual gestão do TRE-RR é aproximar a Justiça Eleitoral do cidadão. Por isso, iremos disponibilizar os serviços em quase todos os municípios do interior a fim de proporcionar comodidade ao eleitor e ele possa exercer o seu direito ao voto”, ressaltou D’Ávila, ao lembrar que não haverá atendimento em São João da Baliza em razão da proximidade com o cartório eleitoral localizado em São Luiz e por já ter sido atendido na Justiça Eleitoral Itinerante.
Penalidades
Com o título cancelado, o eleitor sofre uma série de restrições, como a impossibilidade de tirar passaporte e carteira de identidade, tomar posse em cargo público, não poder se matricular em instituições públicas de ensino superior entre outras.
Locais
Em Caracaraí (2ª Zona Eleitoral), Alto Alegre (2ª ZE), São Luiz do Anauá (4ª ZE), Mucajaí (6ª ZE), Pacaraima (7ª ZE) e Rorainópolis (8ª ZE), o atendimento será na sede dos cartórios. Nos municípios onde não há zona eleitoral, o expediente ocorrerá nos seguintes locais: Bonfim (Comarca de Bonfim), Cantá (Escola José Aureliano da Costa), Normandia (Escola Mariano Vieira), Caroebe (Escola Tereza Teodoro de Oliveira), Iracema (Escola Iracema Aguiar Pereira), Amajarí (Escola Ovídio Dias de Souza) e Uiramutã (Escola Joaquim Nabuco).