- 12 de novembro de 2024
Contrabando apreendido
O programa Estadual de "Tolerância Zero nas Fronteiras" apreendeu, por meio da Companhia de Fronteira do município de Bonfim, aproximadamente 36 mil unidades de óculos oriundos do Panamá e tinham como destino a cidade de Goiânia (GO). A apreensão foi feita, conforme a equipe de policiais militares do município de Bonfim, às margens do rio Tacutu, na divisa entre Brasil e República Cooperativista da Guiana.
Conforme um levantamento preliminar da equipe que participou da apreensão, em média, cada óculos pode custar entre R$ 100 e 200 reais. A mercadoria estava dividida em 12 fardos, sendo de 2 a 3 mil óculos por fardo.
Os proprietários ou transportadores da mercadoria, não foram detidos, uma vez que, segundo os policiais, eles, quando avistaram a aproximação da polícia, largaram toda a mercadoria e se evadiram pela mata. O carregamento apreendido foi encaminhado a Receita Federal (RF) para que sejam tomadas as providências necessárias.
A Operação Tolerância Zero dá diretrizes para o fortalecimento da fiscalização nas fronteiras, o que foi reforçado diante da chegada e entrega de novos equipamentos, viaturas e aumento de efetivo. O governador ao ser informado da apreensão, determinou ao secretário de segurança pública de Roraima, coronel Amadeu Soares, que a operação seja a mais rígida possível, para evitar prejuízos aos empresários roraimenses que pagam seus impostos em dia e geram, emprego e renda a população do Estado.
MAIS - A operação Tolerância Zero nas Fronteiras foi lançada no dia 17, na Escola Cícero Vieira Neto, município de Pacaraima e tem como principal meta assegurar que ilícitos não sejam cometidos na passagem pelas barreiras fronteiriças do Estado.
O “Tolerância Zero” acontece por meio de uma ação conjunta, que envolve as polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal, e órgãos de controle e segurança como Departamento Estadual de Transito (Detran), Corpo de Bombeiros, Ibama, Agência de Defesa Agropecuária (Aderr), Receita Federal, além das secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Segurança Pública (Sesp).
Para reforçar o trabalho, o Governo do Estado entregou 16 viaturas, para serem utilizadas nas operações de proteção às fronteiras, destinadas a atender cinco municípios: Pacaraima (3 viaturas ), Normandia (2 viaturas ), Bonfim (2 viaturas ), Caracaraí (3 viaturas ) e Rorainópolis (3 viaturas ).
As viaturas foram adquiridas por meio da Estratégia Nacional de Fronteira (ENAFRON), programa do Governo Federal. Dos veículos, nove são caminhonetes do tipo Amarok, sendo oito para a Polícia Militar e uma para a Secretaria de Segurança Pública (SESP), e também sete caminhonetes da marca Pajero, sendo quatro para a Polícia Militar e três para a Polícia Civil.
As ações desenvolvidas pela operação envolvem o combate a diversos ilícitos como tráfico de drogas, de armas, de pessoas, contrabando e descaminho, furtos ou roubos de veículos, fiscalização de trânsito, agressões ao meio ambiente, e sonegação fiscal.
“O governador Chico Rodrigues tem se empenhado para garantir a segurança a todo o Estado. E, no que se diz respeito às fronteiras, todo esforço é necessário, pois trata-se das principais vias de acesso ao Estado. Por isso essa integração entre os órgãos de segurança, combatendo ilícitos e garantido a ordem”, afirmou o secretário da Segurança Pública, coronel Amadeu Soares.