- 12 de novembro de 2024
Qualidade das escolas em RR
Nesta quarta-feira (30) a Escola Estadual Pedro Elias realiza o “Dia D” para mobilização da comunidade escolar para a participação no Prêmio de Qualidade e Liderança Educacional Ottomar de Sousa Pinto. O evento será das 8h às 12 horas.
A abertura contará com momento cívico e de oração. Na sequência, serão apresentados todos os projetos realizados pela escola em 2013 os quais contribuíram para o desenvolvimento do processo educacional.
Entre os projetos, destacam-se “Mesas Pedagógicas”, “Não ao desperdício da água” “Proinfo integrado’, “Aprendendo com as diferenças” “Mais Educação”, “Rádio na Escola”, “Jornal Escolar” e “Não ao lixo do Igarapé Wai”.
A gestora da unidade educacional, Elizângela Costa disse que a participação da comunidade escolar será muito importante nesta ação, pois todos irão auxiliar no processo de avaliação.
“Devem participar do Dia D, professores, funcionários, alunos e pessoal de apoio. Todos nos auxiliarão a fazer uma avaliação da escola, da gestão e das atividades que estamos desenvolvendo, para vermos no que precisamos melhorar”, explicou a gestora.
Elizangêla informou ainda que os participantes poderão ainda dar sugestões para o Plano de Melhorias da escola. No evento, também será exibido um documentário sobre a vida do ex-governador do Estado de Roraima, Ottomar de Sousa Pinto e será servido um lanche.
A Escola Estadual Pedro Elias está localizada na Rua Ametista, nº 631, bairro Jóquei Clube atende atualmente 448 estudantes na modalidade Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).
O PRÊMIO
O “Dia D” integra as atividades referentes ao Prêmio de Qualidade e Liderança Educacional Ottomar de Sousa Pinto, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED) para disseminar a cultura da autoavaliação da gestão escolar em busca da melhoria do processo educacional.
No prêmio, as escolas participantes realizam um processo de autoavaliação de cinco indicadores de qualidade: Gestão Pedagógica, Gestão de Resultados Educacionais, Gestão Participativa e Gestão de Serviços e Recursos.
A principal intenção é mobilizar a comunidade para avaliação e melhoria de ações, processos e prática de gestão comprometida com a aprendizagem e o sucesso dos alunos. O prêmio é dividido em três etapas: Ensino Fundamental I (2º a0 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.
No ano passado, 42 escolas se inscreveram no Prêmio e as instituições vencedoras foram Francisca Élzika (Etapa Fundamental II) e Escola Mario Davd Andreazza (Etapas Fundamental II e Ensino Médio).