- 12 de novembro de 2024
Boa Vista recebe no dia 8 de maio a Caravana da Simplificação, com a participação do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos. A programação será realizada a partir das 10h30 no auditório do Sebrae, na avenida Major Willians, 680, bairro São Pedro.
“Teremos a participação de representantes das 48 entidades públicas e privadas que compõem o Fórum Estadual. A proposta é fortalecer o trabalho em conjunto com o Fórum Permanente e a Secretaria Nacional da Micro e Pequena Empresa, com o objetivo de facilitar a vida dos empreendedores e, consequentemente, promover a geração de emprego e renda”, afirmou a superintendente do Sebrae Roraima, Luciana Surita.
O evento marcará ainda o lançamento oficial da Rede Sim (Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) em Roraima. O Sistema atua de forma integrada e possibilita simplificar procedimentos como abertura, fechamento, legalização, e alteração de empresas.
“Este sistema integrará diversos órgãos públicos, o que facilitará a abertura de empresas em todo o Estado. O empreendedor poderá consultar previamente a viabilidade para abertura de sua empresa, e acompanhar todo o processo por meio da Internet. Isso reduzirá tempo e custo”, afirmou Luciana Surita.
CARAVANA
A Caravana começou no dia 4 de fevereiro em Minas Gerais e deverá percorrer todos os estados brasileiros até o dia 30 de maio. Em Roraima, o evento é organizado pelo Sebrae, Governo do Estado, Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e Secretaria da Micro e Pequena Empresa do Governo Federal.
Durante a programação, o Ministro, que também é presidente do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, falará sobre a implantação da Rede Sim e a universalização do Simples Nacional, medidas que contribuem para a desburocratização na abertura e fechamento de empresas.
O objetivo da Caravana também é mobilizar a sociedade, a classe empresarial e política para a aprovação do novo Simples Nacional, que tramita na Câmara dos Deputados, para que empresas sejam classificadas pelo faturamento e não mais pelos setores que atuam.
FÓRUM ESTADUAL
O Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Roraima foi implantado por meio do Decreto Estadual 10.332-E, de 31 de julho de 2009. É composto por entidades empresariais ou profissionais; representantes de Órgãos Estaduais; representantes de Entidades e Instituições Municipais e de Instituições federais.