- 12 de novembro de 2024
No dia 28 de abril é celebrado o “Dia em memória às vítimas de acidentes de trabalho”, e durante todo o ano, o SESI trabalha em ações que buscam oferecer melhor qualidade de vida nas empresas industriais em Roraima.
Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Previdência Social mostra que são 337 milhões de acidentes, 2,3 milhões de óbitos, ou seja, mais de quatro trabalhadores morrem a cada minuto, além de 160 milhões de trabalhadores que sofrem com doenças relacionadas ao trabalho em escala mundial.
Para Roraima, os indicadores de saúde e segurança do trabalho apontados pelo Departamento Nacional do SESI mostram que esse coeficiente chega a ser alarmante, atingindo um número de 30 acidentes para cada 1.000 trabalhadores. As principais causas para o afastamento ao trabalho são de lesões e traumatismos, doenças do sistema osteomolecular, além de transtornos mentais e comportamentais e doenças do sistema nervoso e digestivo.
Para reduzir esse índice, e também orientar e prevenir, o SESI é um parceiro das empresas no que se refere a elaboração e execução de programas de prevenção como PPRA, PCMSO, PCMAT. 47 empresas já possuem esses programas buscando cumprir a legislação vigente.
Além disso, existe uma política de incentivo exclusiva para as empresas industriais na área de SST incluindo gratuidade nas consultas para emissão de atestado de saúde ocupacional, exames admissionais e demissionais, periódicos, mudança de função e retorno ao trabalho.
A enfermeira do núcleo de SST do SESI, Joicineide Leão Silva, destacou que a data é lembrada devido a um grande acidente ocorrido em 28 de abril de 1969 quando morreram muitos operários de uma grande indústria. “Essa data é muito importante para que os trabalhadores lembrem-se de utilizar os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), tendo atenção na sua atividade para evitar acidentes, pois sabemos que a família desse trabalhador também será afetada. O Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho do SESI existe para garantir e auxiliar as empresas no cumprimento das normas de segurança para seus trabalhadores”, frisou.
Distrito – No dia 28 a equipe de SST do SESI realizou uma mobilização para conscientizar os trabalhadores sobre o uso de EPI’s e medidas de segurança no trabalho. Os técnicos apresentaram uma esquete mostrando a realidade de alguns industriários que muitas vezes não dão importância aos equipamentos de segurança aumentando consideravelmente os riscos de acidentes.
Para o operador de empilhadeira da Empresa Brasferro, Gilberto Reis da Silva, 38 anos, é de extrema importância usar os EPI’s. “Nós operamos máquinas pesadas e esse fator torna obrigatório o uso dos equipamentos de proteção. A empresa onde eu trabalho investe na segurança dos seus trabalhadores”, declarou.