00:00:00

Mais Médicos

Acolhimento de 16 novos profissionais de saúde segue até amanhã 29.


Saúde tem 100% de cobertura

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), inicia nesta segunda-feira (28), as ações de acolhimento aos 16 novos profissionais de saúde que foram encaminhados ao Estado, por meio do Programa Federal Mais Médicos. As ações serão realizadas das 9h às 12h e das 14h30 às 17h30, no auditório do Boa Vista Eco Hotel. As atividades seguem na terça-feira (29), no mesmo horário e local.

Inicialmente os profissionais serão recepcionados pela Coordenação da Comissão Estadual (CCE/RR), e posteriormente receberão informações sobre o perfil epidemiológico do Estado. “Queremos já de imediato, informar aos médicos o que é desenvolvido em relação à Vigilância Epidemiológica e pelas Redes de Atenção à Saúde, para que os profissionais possam saber quais exames podem solicitar, para qual situação, quais casos que são atendidos, na Rede de Atenção Básica, e quais podem ser encaminhados às redes especializadas, de forma que os profissionais possam saber como atuar em Roraima”, informou a coordenadora da CCE, Ana Nery da Cunha Oliveira.

Na programação consta também a apresentação da Coordenação Geral de Urgência e Emergência (CGUE), onde serão explicados o funcionamento das Unidades de Saúde do Estado e fluxo de referência e contra referência. A tarde será o momento de tratar das Redes de Atenção à Saúde (RAS), entre ela a Rede de Urgência e Emergência. O encontro encerrará com discussões e esclarecimentos de dúvidas pelos coordenadores.

Na terça-feira, as ações de acolhimento iniciam às 9h, com visita ao laboratório de tecnologia da Universidade Virtual de Roraima (Univir), no bairro Pricumã, onde será feita a apresentação e consultoria do Programa Telessaúde. A tarde será o momento de discutir sobre as Políticas de Atenção à Saúde indígena e organização dos serviços, nos Distritos Leste e Yanomami. As atividades encerrarão novas discussões e esclarecimentos sobre a atuação do Programa Mais Médicos.

Nove profissionais chegaram neste final de semana, juntamente com outros três que já estavam na capital à disposição do Estado e os quatro que chegaram nesta segunda-feira (29), atuarão em seis municípios de Roraima, completando o 5º ciclo do Programa em Roraima.

Segundo o apoiador Interfederativo do Ministério da Saúde em Roraima, Namis Levino, de acordo com o cronograma de trabalho, os médicos serão encaminhados às regiões de Boa Vista, Alto Alegre, Iracema, São Luiz do Anauá, Bonfim e Uiramutã. “A chegada destes novos profissionais representa a ampliação na estrutura do trabalho desenvolvido em Roraima, e o reforço das ações na área de saúde básica, garantindo a oportunidade de acesso aos serviços de saúde, por famílias que muitas vezes teriam que aguardar dias e até semanas, para ter acesso aos serviços na capital”, complementou.

Com o fechamento do quinto ciclo, Roraima passa a contar com aproximadamente de 130 médicos provenientes do Mais Médicos, em todos os municípios. “ Com a chegada desse reforço, e a presença dos profissionais em todos o Estado, somamos 100% de cobertura”, salientou Levino.

Últimas Postagens