- 12 de novembro de 2024
Catador recebe prêmio
A Rede Nacional de Mobilização Social de Roraima (COEP/RR) realiza nesta terça-feira (29) a entrega do Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2013 para o catador de materiais recicláveis, Rogério Pereira da Silva, vencedor da edição estadual da premiação. A cerimonia de homenagem e entrega do prêmio acontece na Embrapa Roraima, a partir das 10h. A iniciativa busca reconhecer o trabalho desenvolvido pelo seu Rogério em prol dos catadores roraimenses e promover uma reflexão sobre a atual situação da classe no estado.
Morador de Boa Vista, seu Rogério atua no projeto Reciclanorte, que tem como objetivo a inclusão social e produtiva dos catadores de materiais recicláveis da Amazônia Legal. Entre as atividades que desenvolve, está a de buscar parcerias para melhorar as instalações da Cooperativa dos Amigos Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos do Estado de Roraima (Unirendas). Seu Rogério se orgulha de ter participado da construção de um Galpão de Triagem em parceria com o Banco do Brasil e de ter atuado na compra de materiais e equipamentos que possibilitaram avanços nas instalações e processos de triagem da cooperativa.
De acordo com a Secretaria Executiva do Coep-RR, Lenizes Brandão, o prêmio é uma forma de reconhecer o esforço de dar visibilidade as pessoas que se destacaram na realização de trabalhos sociais no Brasil. Em outubro de 2013, o COEP Roraima já havia realizado em Boa Vista o Seminário ‘‘Reciclando Práticas e Transformando Vidas - Fortalecendo o Trabalho dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis’’, que teve o objetivo de refletir sobre os trabalhos dos catadores de materiais recicláveis de Roraima.
Dados nacionais
O Brasil produz diariamente cerca de 240 mil toneladas de lixo, grande parte é depositada de forma inadequada em lixões. Segundo estudos realizados pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), órgão vinculado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, ainda existem no Brasil 2906 lixões, distribuídos em 2.810 municípios e apenas 18% dos municípios possuem programas oficiais de coleta seletiva.
Segundo estimativas do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) existem no país cerca de um milhão de catadores que vivem do trabalho de coleta, triagem e comercialização dos recicláveis. Grande parte deles trabalha em condições extremamente precárias, onde estão submetidos a diversos riscos de contaminação, incêndio e acidentes.
O COEP
O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida - COEP- foi criado em 1993 em meio à intensa mobilização da sociedade civil deflagrada pelo Movimento pela Ética na Política, tendo entre seus idealizadores o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. O objetivo era reunir empresas para somar esforços na articulação e implantação de ações voltadas para o combate à fome e à miséria.
Inicialmente, eram 30 as entidades envolvidas; hoje, o COEP é um dos principais articuladores junto a organizações públicas e privadas para a promoção de iniciativas visando o desenvolvimento humano e social, em especial as realizadas em comunidades de baixa renda de todo o país. São mais de 1.100 instituições envolvidas nas 27 unidades da federação e em 29 municípios, incluindo entidades de classe e universidades.
Em Roraima, fazem parte do Coep as seguintes instituições: Embrapa, Eletrobras, Eletronorte, UFRR, Conab, Sesi, Fier, Femarh, Banco do Brasil, SMGA, Prefeitura de Boa Vista, UERR, Faculdade Cathedral, Ibama, Green maquina, Funai e Arroz Itikaua.