00:00:00

Saúde no Sul

Hospital de Rorainópolis realiza 12 cirurgias em um único dia.


Rorainópolis faz 12 cirurgias

O Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto realizou domingo (27), as primeiras cirurgias de pequena e média complexidade. No total, a equipe técnica da unidade efetuou 12 procedimentos cirúrgicos. Para o secretário de Saúde, Stênio Nascimento, o pleno funcionamento do Hospital, além de representar uma melhora na qualidade do atendimento à população do Sul do estado, “reduz a procura pelos serviços do Hospital Geral de Roraima”.

O novo hospital dispõe de atendimento de urgência e emergência, com sala de estabilização, salas de observação adulto, infantil e de procedimentos. Também, consultórios de atendimento geral e obstétrico, dois centros cirúrgicos, sendo o centro obstétrico com sala de parto humanizado. Entre os serviços estão o de ultrassom, raio-x, laboratório e consultório de emergência odontológica, além de setores administrativos e refeitório.

 “As cirurgias que hoje realizamos neste Hospital realmente vai mudar a vida do paciente, pois ficará junto da sua família, não precisando se deslocar até Boa Vista”. Destacou Stênio, afirmando que os procedimentos cirúrgicos é um marco para saúde estadual.

O secretário afirmou que o corpo técnico está definido, mas não composto. “O governador Chico Rodrigues, determinou agilidade no corpo técnico do hospital, e vamos dar prioridade no menor espaço possível, para que tenhamos uma equipe técnica total em Rorainópolis. Outro ponto importante é que o hospital não é para atendimento básico. conversei com o secretário municipal da região, e vamos dar todo apoio para que as unidades de saúde funcionem, para não sobrecarregar o hospital”, observou. 

O cirurgião Elias Carvalho frisou que todos os procedimentos cirúrgicos foram um sucesso na unidade. “Hoje o centro cirúrgico está em pleno funcionamento. Neste domingo usamos as duas salas como previsto. Foram feitas cirurgias de vesicular, hérnia e cesariana, além de outros procedimentos na área de ginecologia”. Carvalho afirmou que outras cirurgias já estão agendadas para esta semana.

 O taxista, José Passos Lima, morador do município de Rorainópolis há 22 anos, não escondia a felicidade em poder contar os serviços hospitalares na cidade. A sua esposa Anizete Alves Lima (58), foi operada de vesícula. “Foi um sonho realizado, que nós moradores esperávamos há muitos anos. Agora, graças a Deus, temos um hospital chegou no município. Além de nos ajudar com o atendimento, vamos economizar, pois gastávamos muito se deslocando para Boa Vista”, disse.

A professora Maria Aparecida, se sentia duplamente feliz pela chegada de sua sobrinha e pela assistência prestada a sua irmã, a servidora pública Gisele Sousa Hossano Gomes (34), a primeira paciente cesariana da unidade. “Fico extremante emocionada com o nascimento da minha sobrinha Ana Luiza. A minha irmã estava sofrendo muito com a gravidez, e o hospital nos proporcionou essa alegria, que foi a cirurgia dela”, observou.

O governador Chico Rodrigues visitou o Hospital, para saber como está o andamento dos atendimentos. “Esses procedimentos cirúrgicos demonstram, que já estamos implantando um atendimento permanente para população da região Sul do estado, aqui no Hospital Regional de Rorainópolis. O corpo técnico é altamente qualificado, isso está nos alegrando muito, porque estamos desafogando o atendimento em Boa Vista, essa unidade hospitalar regional, será uma referência para o Estado de Roraima”, frisou.

O governador ressaltou ainda que será instalado uma base do Corpo de Bombeiros em Rorainópolis. “O município é a segunda cidade que mais cresce em Roraima, com uma população de 35 mil habitantes. Assim, já comporta um Corpo de Bombeiros e nós determinamos até do dia 31 de maio, a base instalada. Inclusive a área é do estado” disse ao afirmar que  será usado o prédio do antigo hospital de Rorainópolis.    

Últimas Postagens