00:00:00

Jogos Indígenas

Queda de corpo e futebol, as disputas dos jogos indígenas.


Abertura dos jogos na 6ª

Dando continuidade à programação da terceira edição dos III Jogos Universitários Indígenas (JUIRR), na manhã deste sábado (26) foram realizadas as disputas das modalidades queda de corpo e futebol. As disputas acontecem no 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS).

Na queda de corpo, participaram seis atletas, sendo dois da Universidade Federal de Roraima (UFRR), dois do Exército Brasileiro e outros dois da Base Aérea de Boa Vista. A queda de corpo é uma luta indígena que exige força e concentração dos participantes.

Na referida luta, o atleta Júlio David Magalhães da UFRR levou a melhor e conquistou o primeiro lugar e em segundo ficou Enerson Alves. Na disputa entre o Exército Brasileiro e a Base Aérea de Boa Vista que participam da competição como convidados, o atleta Maycon Cordeiro da Silva da Base Aérea conquistou o primeiro lugar e em segundo, o atleta do Exército, Franknadson Celestino Diogo.

Julio David, que é aluno do curso de Gestão Territorial Indígena da UFRR disse que ficou satisfeito com o resultado. Em 2011, o estudante que é da etnia Yekuana, também participou da participou dos Jogos conquistando na época, o segundo lugar na queda de corpo.

“Esse ano conquistei o primeiro lugar. Fiquei muito contente e acredito que esse evento é importante para as futuras gerações indígenas porque resgata o esporte praticado nas comunidades”, destacou Júlio.

FUTEBOL

Também na manhã deste sábado (26) foram realizadas as primeiras partidas de futebol. O primeiro jogo foi entre as equipes masculinas UFRR 1 e UFRR 2. A equipe UFRR 1 levou a melhor e venceu a partida por 5x3. O segundo jogo foi entre as equipes convidadas da Base Aérea de Boa Vista e Exército. A Base venceu por 1 x 0. Já no terceiro jogo, foi a vez das meninas entrarem em campo. A disputa foi entre as equipes UFRR 1 e UFRR 2. A UFRR 2 ganhou o jogo com o placar 4x1.

COMPETIÇÃO

As disputas seguem na tarde desse sábado com as modalidade arco e flecha e futebol. Na manhã deste domingo (27), serão realizadas as finais do futebol e também o cabo de guerra.

Os JUIRR são uma realização da Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER) em parceria com o Exército Brasileiro. A competição é destinada exclusivamente aos estudantes universitários indígenas.

Esta edição conta com 130 participantes sendo 49 da Universidade Federal de Roraima (UFRR), além de 20 atletas da Base Aérea de Boa Vista e 15 atletas do Exército os quais participam da competição como convidados.

Também estava prevista a participação de atletas da Universidade de Brasília (UNB), porém, problemas de vôos na região não permitiram a chegada da equipe.  

Para a realização de suas ações, a FUER conta com o apoio do Governo do Estado de Roraima, Prefeitura de Boa Vista, Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC).E ainda, Exército Brasileiro, Cacau Show, Farmavita, SAMU, Deputada Aurelina Medeiros, Deputado Zé Reinaldo, Tolli, Roraima Adventure,Rodrigo Jucá, BV Formaturas, TV Roraima, Folha de Vista, SEBRAE/RR e Tiaré Pizzaria.

Início da 3ª edição d

Na noite desta sexta-feira (25) foi realizada a abertura da terceira edição dos Jogos Universitários indígenas de Roraima, no 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º Bis). O evento é promovido pela Federação Universitária de Esportes (Fuer), com o apoio do Exército Brasileiro.

Durante a solenidade de abertura, houve o desfile das delegações, juramentos do árbitro e do atleta e o momento cívico. O atleta Soldado Ribeiro, do Exército, foi quem conduziu a pira olímpica.

A presidente da Fuer, Elaine Morellato, disse que o evento já está consolidado e espera que a cada ano se fortaleça mais. “Pela terceira vez estamos realizando estes Jogos que foi uma iniciativa inédita no Brasil. Agradeço o apoio do Exército, que é fundamental, e também das instituições de ensino. Espero que este evento entre para o calendário esportivo de Boa Vista e que seja sempre realizado”, destacou Elaine.

O comandante do 7º Bis, Tenente Coronel Mercês, ressaltou a importância dos Jogos Universitários Indígenas. “Apoiamos este evento desde o princípio, pois com isso estamos incentivamos o esporte, que é uma prática fundamental em todos os sentidos da vida. Parabenizo a Fuer por esta iniciativa e reafirmo nosso compromisso e apoio na realização destes Jogos, que este ano conta também com atletas da Base Aérea de Boa Vista”, frisou.

Logo após a abertura, foi realizada a corrida de tora, primeira disputa da competição. A modalidade é indígena e consiste em um revezamento de quatro atletas com um tronco. No naipe masculino o tronco pesa 50kg e no feminino, o peso é de 30kg.

No masculino, a equipe do Exército conquistou o primeiro lugar, com o tempo de 59’’24. O segundo lugar ficou com a Base Aérea, que finalizou a prova com 1’10’’. Em terceiro, ficou a equipe da Universidade Federal de Roraima 1 (UFRR - 1), com o tepo de 1’13’’.

No naipe feminino, quem concluiu a prova em menos tempo foi a equipe 1 da UFRR, com 45’’. Em segundo, ficou a equipe 2 da UFRR, que finalizou a prova com 1’08’’.

Ana Rose é estudante da UFRR e atleta da modalidade da corrida de tora este ano conquistou o tricampeonato. “Estou muito feliz por ter conquistado pela terceira vez este título, junto com minha equipe. Agradeço a Fuer e ao Exército por realizarem este evento que valoriza nossa cultura e que podemos representar o nosso povo”, ressaltou.

JOGOS - A competição segue até o dia 27 de abril. Destinado exclusivamente aos estudantes universitários indígenas, esta edição conta com 49 participantes da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e 10 da Faculdade Roraimense de Ensino Superior (FARES).

Além de 20 atletas da Base Aérea de Boa Vista e 15 atletas do Exército os quais participam da competição como convidados. As modalidades disputadas são: arco e flecha, corrida de tora, queda de corpo, cabo de guerra e futebol. As disputas ocorrem nas dependências do 7º BIS.

            A Fuer conta este ano com uma equipe de voluntários formada por 60 pessoas, estudantes de Educação Física da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFRR). Além disso, a Federação possui ainda uma equipe de fisioterapeutas que também atua no evento.

Além dos jogos, na manhã deste sábado (26) ocorre ainda um Workshop de Orientação promovido pelo Exército. A atividade é direcionado para crianças na faixa etária dos 5 aos 14 anos, dependentes de militares e também da comunidade.

Outra inovação destes Jogos Indígenas é o “Espaço de empreendedorismo indígena”, que é um ambiente destinado a exposição e comercialização de produtos e artefatos indígenas, como uma forma de valorizar o trabalho e a cultura local.

Para a realização de suas ações, a FUER conta com o apoio do Governo do Estado de Roraima, Prefeitura de Boa Vista, Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC).E ainda, Exército Brasileiro, Cacau Show, Farmavita, SAMU, Deputada Aurelina Medeiros, Deputado Zé Reinaldo, Tolli, Roraima Adventure,Rodrigo Jucá, BV Formaturas, TV Roraima, Folha de Vista, SEBRAE/RR e Tiaré Pizzaria.

Últimas Postagens