- 12 de novembro de 2024
Melhorar a agricultura de RR
Fazer um minucioso diagnóstico da situação de trabalho de técnicos agrícolas e condições de trabalho relativo à assistência técnica e extensão rural é a meta a ser executada, urgentemente, pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Seapa. A decisão foi tomada em reunião com mais 120 pessoas, oriundas de todos os pontos do Estado, que atenderam à convocação feita desde semana passada.
No encontro realizado no auditório da Seapa, nesta sexta-feira (25), todos os técnicos agrícolas foram unânimes em reclamar da situação precária e do clima de revolta e apatia com que a agricultura tem sido tratada, desde o ano passado. “Infelizmente o quadro desenhado não é dos melhores. Posso assegurar que a secretaria não fechou suas portas graças ao empenho de todas essas pessoas que ainda acreditam em melhorias”, declinou o engenheiro agrônomo Erwin João de Lima, diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural – Dater.
Este foi o primeiro encontro com os profissionais de campo da Seapa, realizado pelo recém-empossado secretário Álvaro Luís Calegari. Ele ouviu atentamente todos os depoimentos e desabafos do pessoal técnico. “Era o que queríamos ouvir, pois desta forma teremos condições de lançar mãos de políticas direcionadas e tentar reativar o mais rápido possível os programas que sempre foram mantidos pelo governo”, comentou ele.
A reunião bastante proveitosa contou com a presença surpresa do governador Chico Rodrigues que estava realizando uma série de visitas e aproveitou para uma rápida parada e cumprimentar todos e falar de suas preocupações em ordenar as finanças, quadro de pessoal e todos os setores do estado de Roraima, nestes seus primeiros 18 dias de administração.
A presença do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação José Antônio de Castro Neto, do Instituto de Amparo à Ciência e Tecnologia – Iacti, abordando a implantação dos 4 Centros de Difusão Tecnológica que estão sendo implantados em Roraima para beneficiar diretamente o pequeno e médio produtor rural, foi um ponto à parte e que atraiu a atenção de todos que vislumbram ampliar o desenvolvimento do estado com o maior ao agronegócio.
“Nós temos a obrigação de reavivar esse cenário e mostrar que a agricultura familiar e o agronegócio são o caminho para o desenvolvimento e a redenção do estado de Roraima”, afirma Álvaro Calegari que se dispôs com sua equipe a percorrer todas as regiões e visitar todas as Casas de Produtor Rural, as chamadas CPRs, estreitando o diálogo com todos os profissionais que atuam na assistência técnica e extensão rural.