- 12 de novembro de 2024
Entre os dias 28 a 30 de abril, sessenta professores que atuam como mediadores de leitura nas escolas estaduais participarão da oficina “Elaboração de Jornal Escolar”. A atividade será no Laboratório de Informática do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), no Centro Maria da Glória, na Avenida Santos Dumont, n° 1.917, bairro São Francisco.
A oficina, organizada pelo Programa Caminhada Literária, contará com duas turmas, uma pela manhã (8h às 12h) e outra na parte da tarde (14h às 18h) sendo 30 participantes em cada e será ministrada pela professora Elizângela Eduardo Xavier.
Os mediadores terão a oportunidade de aprender a trabalhar com mais uma ferramenta para o incentivo à leitura que é o jornal, ou melhor, a produção de um jornal escolar.
Serão trabalhados vários temas, entre eles, como montar um jornal, como distribuir os estudantes em equipes, para trabalhar textos, fotos, entre outros elementos necessários para a laboração de informativo.
Dacilene Braz, coordenadora do Programa Caminhada Literária, disse que por meio da oficina, os mediadores de leitura também desenvolverão estratégias para envolver a comunidade na escola.
“O jornal produzido pela instituição irá veicular textos e desenhos produzidos por alunos e demais ações pedagógicas produzidas pela equipe escolar. É mais um subsídio para o professor trabalhar a escrita e a leitura com os estudantes”, destacou Dacilene.
Dacilene informou ainda que houve uma grande procura por esta oficina e que a coordenação está analisando a possibilidade de abrir novas turmas posteriormente para atender todos os professores interessados.
Além desta, outras oficinas estão programadas para serem realizadas ao longo do ano, entre os temas a serem abordados estão: Gêneros Textuais (26 a 30 de maio), produção textual (25 a 27 de junho), Contação de histórias (24 a 26 de setembro), Dinamização e organização das salas de leituras e bibliotecas (22 a 24 de outubro) e Lendo e dramatizando (19 a 21 de novembro).
OUTRAS ATIVIDADES
Para 2014, estão programados seis encontros de mediadores de leitura. No mês de agosto, está previsto o IV Expondo e Encantando, evento que cria um espaço para a socialização e divulgação dos projetos de leitura que são desenvolvidos nas instituições de ensino estaduais.
Já no período de 6 a 10 de outubro, será realizada a Semana da Leitura, com ações diferenciadas em diversas escolas da Capital. E, no dia 10 de outubro, está previsto o III Festival de Contação de Histórias.
No Festival de Contação de Histórias, os próprios alunos auxiliados pelos professores e mediadores de leitura, são os contadores de história. Esta é uma forma dinâmica e divertida para incentivar a prática da leitura, uma vez que os alunos têm que ler um texto e depois contar a história.
CAMINHADA LITERÁRIA
Criado em 2008 pela Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED), o Programa Caminhada Literária tem o intuito de desenvolver estratégias de leituras junto aos professores, bem como aprimorar a proficiência do ato de ler entre os alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas da rede estadual de ensino.
Também oferece formação continuada aos mediadores de leitura, profissionais que atuam nas bibliotecas e salas de leitura dentro das escolas da rede pública de ensino, para que, com efeito, eles representem um papel significativo no processo de ensino e aprendizagem.