- 12 de novembro de 2024
Municípios recebem 15 médicos
Quinze profissionais do Programa Mais Médicos começam a atuar na próxima semana em cinco municípios de Roraima. Chega na madrugada deste sábado, 26, mais 11 novos médicos. Com mais os quatro médicos que já estão na capital à disposição do Estado, o grupo completa o 5º ciclo do Programa que visa atender regiões de maior vulnerabilidade social, incluindo municípios que não aderiram ao programa em 2013.
No interior, cinco médicos ficarão instalados em Alto Alegre, quatro em São Luiz do Anauá, dois médicos vão atuar em Bonfim e um no Uiramutã. Os outros três serão destinados à Rede Básica da Capital.
O acolhimento dos novos médicos vai acontecer na segunda e terça-feira (28 e 29) das 9h às 12h e das 14h30 às 17h30 nas dependências do Boa Vista Eco Hotel. Durante os dois dias, os profissionais vão receber informações sobre o perfil epidemiológico do Estado, os fluxos de referência e contrarreferência, como também as redes de urgência e emergência, o programa Telessaúde e as Políticas de Atenção à Saúde indígena.
Segundo o apoiador Interfederativo do Ministério da Saúde em Roraima, Namis Levino, o “Mais Médicos” representa um salto qualitativo na saúde de Roraima. “Esse fortalecimento da atenção básica representa a possibilidade real de melhorar os indicadores de saúde da nossa população com redução das filas nos hospitais e pronto atendimentos da Capital”, afirma.
O apoiador reitera que a atuação dos profissionais no interior possibilita o acesso e controle local de problemas simples. “Existe um impacto positivo, pois facilita o monitoramento de doenças prevalentes como hipertensão, hanseníase, diabetes e doenças respiratórias”, salienta.
Roraima conclui o quinto ciclo com aproximadamente 130 médicos provenientes do Mais Médicos. Com a chegada dos profissionais Roraima passa a ter o respaldo do Programa em 100% de cobertura nos municípios e nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Cerca 700 médicos intercambistas estão participando desta última etapa. “O que ainda deve acontecer são adaptações como permuta de profissionais entre estados e municípios, porém, são ações de gerenciamento, não há previsão para mais um ciclo do Mais Médicos”, menciona Levino.
PROGRAMA MAIS MÉDICOS
Criado pelo governo federal, o programa pretende levar mais médicos para as regiões onde há escassez e ausência de profissionais, com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade e nos Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs).