00:00:00

Costumes e Tradições

Gestantes indígenas contam com atendimento diferenciado na maternidade.


Gestantes Índias, Melhor Atenção 

Como 480 gestantes atendidas no Hospital Indígenas Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) a CADA MES, recebem Acolhimento Especializado, sem intuito de Valorizar a Cultura da Paciente. A maternidade e Uma Única do País um Manter UMA Coordenação Indígena EM PLENO funcionamento HA MAIS de 16 años los Toda A Região Norte, Opaco respeita e Deixa Livre parágrafos Que da ELAS pratiquem OS SEUS trajes SEM auto ferir e ferir como OUTRAS patients.

A Coordenação Indígena E Responsável POR Ser Paciente elo entre, maternidade e Casa do Índio (Casai). O Setor trabalha com o 'acolhimento' logotipo na porta de Entrada. A Há Intérpretes de Língua Indígena à Disposição dos Profissionais de Saúde e Usuarios fazer SUS. Disso de Além, uma Equipe DESENVOLVE Ações parágrafo Valorizar a Cultura do Outro com O Não-indios.

O HMI Conta com enfermarias com leitos e Armadores de Redes instalados. O Dispositivo de humanização E UMA forma de possibilitar Conforto e familiarização, Pois é Dessa forma Que OS Povos Indígenas costumam dormir. Caso um Paciente precisa Ficar internada Mais tempo, OS Familiares PODEM Ficar juntos com ELA los UMA sala PREPARADA parágrafo Acolhe-los. O traje dos Indígenas E de estarem de sempre juntos, Algo Diferente DOS NAO-indios.

ASSIM Aconteceu com o casal morador da Comunidade indígena Ajarani, das Terras Indígena Yanomami, a Proximo de Caracaraí. Maria, Uma Jovem Mãe indígena de Recém-nascido, Que estava internada com o Marido Santarém Yanomami e da Filha Pequena de uns Dois Anos de idade. O Quarto individualizado camas dez na Ala das Margaridas, mas also armador de Rede. A Família estava exatamente Comendo according to OS SEUS trajes e Hábitos: pai e FILHA DE cócoras, PES descasos, comida nenhum e sorridentes Centro. A nua estava criancinha, com UMA Fita Preta AO Redor da cintura.

Outra Preocupação E Na Dieta e Nutrição das patients. A Equipe de Nutrição e Alimentação da Unidade inclui na Alimentação frutas conhecidas POR ELES, Como uma banana EO mingau de bananas sem café, ALÉM de Carnes Brancas, SEM molho, SEM sal e Açúcar e Gorduras sem juros. E dependendo da Paciente E servido Alimentos acompanhados de ovos e farinha com Água, o Famoso chibé.

A Técnica de Enfermagem e Coordenadora Indígena não HMI ha MAIS de 14 Anos, Geralda Lima, Fala Quatro languages ​​maternas e Acompanha de Perto a Entrada das patients de DIVERSAS etnias atendidas, Como como Tradicionais Macuxi, Wapixana e Yanomami, ALÉM de Sanumá, Yekuana, Ingarikó, Patamona, Wai wai, Xiriana e Xirixana. Das Ela Conta Que UMA funções E Ser intérprete.
de Além de Geralda, o Setor Conta com Mais Quatro Profissionais habilidosos não trato com OS Indígenas. "O interprete E de suma importância, POIs muitos Profissionais de Saúde Localidade: Não Falam a Língua indígena, e POR Lado Outro, Os Indígenas São Muito tímidos. Ajudamos na Hora de Realizar sândalo Procedimento, Medicação OU MESMO de externar alguma necessidade da paciente ", explicou.

O Setor Funciona de 7h às 19h, de Segunda a sexta-feira. QUANDO HÁ necessidade finais de semana, Uma Equipe da Casai UO da Própria Unidade E acionada par dar Suporte não atendimento dos Médicos e Enfermeiros. "Normalmente como Indígenas FICAM assustadas com o Ambiente, TEM Medo de Estar ali e Mais AINDA, sentem-se observadas pelas OUTRAS Mulheres. POR MUITO Serém Fieis EAo SEUS trajes, acreditam los Canaimé, mal olhado, Entre OUTRAS Coisas. O Nosso Papel Acaba Sendo also de psicólogas parágrafo acalmá-las Durante o atendimento ", salientou Geralda Lima.

Últimas Postagens