00:00:00

Febre Aftosa

Governo disponibiliza 50 mil doses de vacina para rebanho indígena.


Índios combatem aftosa
 
As comunidades indígenas de Roraima receberão nos próximos dias cerca de 50 mil doses de vacina contra a febre aftosa. A notícia foi dada nesta quinta-feira, dia 24, pelo titular da Secretaria do Índio (SEI), Chico Roberto, durante entrevista na Rádio Roraima ao radialista.

Chico Roberto adiantou que os técnicos da SEI vão trabalhar em parceria com os das agências de Defesa Agropecuária (Aderr) e de Fomento (Aferr) de Roraima, e até com orgãos federais, como a Fundação Nacional do Índio (Funai), na vacinação do rebanho indígena contra a doença.

“O que observamos é que daqui a alguns anos, os indígenas roraimenses começarão a exporta carne bovina, pois o rebanho está aumentando de forma significativa a cada ano. E esse é um dos motivos do Governo do Estado apoiar de forma irrestrita as comunidades indígenas”.

Além da pecuária, o secretário lembrou que o novo Governo também tem como prioridade, o fortalecimento da agricultura familiar nas comunidades indígenas. Ele disse que já viabiliza o trabalho em parceria com outras secretarias de Estado, universidades e institutos federais para viabilizar projetos.

Contudo, como se trata de ano eleitoral, Chico Roberto observou que é preciso ficar atento às ações. Na distribuição de sementes, por exemplo, ele lembrou que a lei faz restrições. “Vamos fazer parcerias com as instituições que mantêm polos nos municípios para que possamos viabilizar os trabalhos. Mas antes precisamos estudar o caso, pois alei tem que ser respeitada”.

O secretário foi enfático ao afirmar que a secretaria atenderá todos os povos indígenas, indiferente das questões políticas. Nas áreas de Educação e Saúde, disse ainda que o governador Chico Rodrigues já determinou empenho total na busca pela solução dos problemas. “Por isso, a importância de parcerias com as demais secretarias. E é o que vamos fazer para melhorarmos a vida dos povos indígenas de Roraima”.

Entre os projetos da Secretaria do Índio, Chico Roberto citou o ‘Chuva na Roça’, que visa suprir a falta de chuva nas comunidades com sistemas de irrigação. “O projeto passa por reformulações para melhorar a assistência aos povos indígenas”, finalizou.

Últimas Postagens