00:00:00

No Hemocentro

Sangue O+ só tem 50% do estoque


Os profissionais do Hemocentro de Roraima preocupam-se com estoque de sangue tipo O positivo. A unidade convoca com urgência a população para que doe sangue, no propósito de repor o estoque e garantir o abastecimento de sangue após o feriado prolongado da Semana Santa e Tiradentes.

Hoje pela manhã a unidade tinha somente 60 bolsas do sangue O+, o que representa menos de 50% do estoque regular da unidade, que varia de 130 a 160 bolsas desta tipagem. 
Conforme a coordenadora de Captação do Hemoraima, Terezinha de Jesus Khan, a escassez se dá principalmente ao fato de que essa tipagem é doador para todos os demais tipos sanguíneos de RH positivo. “A preocupação é relevante porque este tipo de sangue é muito usado por ser compatível para doação ao A+, O+, B+ e AB+”, afirmou.

Segundo Terezinha, a unidade precisa de reabastecimento de sangue, pois há poucos doadores comparecendo e a demanda se mantém alta. “Mesmo estando em funcionamento agora também nos feriados, a doação foi escassa neste período”, reiterou.
O setor de coleta funciona das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira e nos finais de semana e feriados das 7h às 13h. O Banco de Sangue precisa das doações para atender as urgências que chegam ao Pronto Socorro Francisco Elesbão, Maternidade, Hospital da Criança e unidades hospitalares privadas.

Doar sangue é seguro, por isso qualquer pessoa em boas condições de saúde, apresentando documento oficial com foto, entre 16 até 17 incompletos (acompanhados dos pais ou responsáveis legais) e para quem já é doador, até 68 anos. A pessoa precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum. 
Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto.
Caso a pessoa decida doar no período da tarde é preciso que tenha pelo menos duas horas de intervalo após a alimentação e é recomendável que não ingira alimentos com alto índice de gordura. Outras informações sobre doação de sangue podem ser obtidas pelo fone (95) 2121-0883.

Últimas Postagens