- 12 de novembro de 2024
Em resposta às denuncias envolvendo o funcionamento do Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto, nos últimos dias, o governador Chico Rodrigues visitou a unidade de saúde e se reuniu com os secretários Stênio Nascimento e Alysson Lins, titular e adjunto da Secretaria de Saúde (Sesau), respectivamente, e com médicos, enfermeiros e a gestora do Hospital.
O governador disse que o Hospital “é a realização de um sonho aguardado por todos. Foram 12 anos de espera e o ex-governador José de Anchieta foi fundamental para a conclusão da obra. Lembro-me de que, quase toda semana, eu estava aqui, acompanhando o andamento dos trabalhos . Tinha certeza de que uma hora ele iria sair”.
Hoje, o Hospital Regional Ottomar de Sousa Pinto é o melhor em estrutura no Estado de Roraima. “São apenas três semanas em funcionamento. Reconhecemos alguns problemas que ocorreram e sabemos da dificuldade em trazer especialista para cá”.
Chico falou que a Unidade já conta com dois especialistas, um médico cirurgião e um anestesista. “Estamos trazendo obstetra e ortopedista e precisamos de um cardiologista. Colocamos anúncio em jornais de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Nordeste, mas é difícil encontrar especialistas que queiram vir trabalhar aqui em Rorainópolis”. Ele explicou que esse é o maior problema.
Falou da excelente estrutura do Hospital com equipamentos de primeiro mundo, com raio X, ultrassonografia, respiradores, duas ambulâncias zero quilômetro para atender a qualquer emergência. “Uma estrutura fantástica, porém, a grande dificuldade é trazer especialista para cá, mesmo pagando um bom salário.
Chico Rodrigues pediu para que a população não se preocupe, porque o Hospital tem uma boa equipe médica e bons enfermeiros. “Todos os funcionários são excelentes. São pessoas dedicadas. Vejo o sorriso estampado no rosto de cada um”.
O secretário Alysson explicou que a visita feita pelo governador e por funcionários da Sesau é para implementar os serviços que serão realizados no Hospital. “Trouxemos em princípio uma equipe cirúrgica. Um cirurgião-geral, um anestesista. Com a implementação desses serviços, já na próxima semana, realizaremos as primeiras cirurgias aqui no município”.
Alysson disse que, em pouco mais de três semanas de funcionamento, está conseguindo atingir o objetivo. “Oferecer à população do sul do Estado especialidades cirúrgicas e não cirúrgicas para evitar o deslocamento de pacientes dessa região até a Capital”.
Ele explicou ainda que, em um curto espaço de tempo, “esses pacientes que necessitam desses serviços não precisarão mais se deslocar para Boa Vista. Serão atendidos aqui, no Hospital de Rorainópolis e, claro, mais próximo de suas famílias”.
O clínico-geral e diretor-clínico do Hospital, Dimião Weber, disse que a população de Rorainópolis está de parabéns. “O Hospital tem uma boa infraestrutura e tivemos uma grande melhoria, a partir do início do funcionamento dessa nova unidade de saúde”.
Segundo ele, aos poucos, tudo está se organizando e em breve estará funcionado integralmente com todas as especialidades. “As melhorias ocorreram não só na estrutura, mas também na qualidade do atendimento. É um trabalho em conjunto com a Sesau e o Governo do Estado”.
Ele disse que o Hospital conta com quatro médicos, chegaram mais dois e, no início de maio, chegarão mais dois, totalizando oito médicos. Já estão no Hospital, desde o dia (19), o cirurgião-geral e o anestesista. Estamos aguardando, no início do próximo mês, o ortopedista e o ginecologista obstetra.
Sobre a reunião com o governador Chico, o diretor disse que é importante e proveitoso o contato com o chefe do Executivo. “Apresentamos as dificuldades, os pequenos problemas que sempre surgem, mas, com o apoio da equipe da Sesau, acredito que teremos em breve grandes mudanças para melhor”.