- 12 de novembro de 2024
Chico vê encenação da Paixão
O governador Chico Rodrigues participou, na noite da Sexta-Feira Santa (18), em Mucajaí, da 32ª edição da Encenação da Paixão de Cristo. Chico estava acompanhado da primeira-dama Selma Rodrigues. O evento, que atrai milhares de pessoas, contou com a participação de mais de 250 atores e figurantes. No total, mais de 500 pessoas participaram da produção da Paixão de Cristo.
O governador Chico destacou a importância da Paixão de Cristo como um evento que já faz parte do calendário cultural do Estado de Roraima. “A comemoração da Semana Santa em Mucajaí é o evento de maior expressividade aqui no nosso Estado”, disse, parabenizando os organizadores e o prefeito Josué Matos pela brilhante festa.
“É um grande evento com milhares de pessoas participando, fazendo com que essa tradição milenar do cristianismo possa estar viva e presente em cada um de nós. Esse cenário, por onde passa toda a história de Cristo, demonstra que a humanidade em qualquer lugar do planeta continua de bem com a fé”.
Segundo o prefeito de Mucajaí, Josué Matos, a Encenação da Paixão de Cristo, que conta a trajetória da vida, da morte e ressurreição de Jesus tem um significado muito especial. “É muito importante para nós, cristãos, porque Ele viveu aquele sofrimento na cruz para dar sua vida às pessoas. É um momento de confraternização, de amor, de esperança, de respeito e de renovação”, destacou.
Este ano, o evento não contou com a participação de atores globais. Os integrantes são de Mucajaí e de outros municípios de Estado. O prefeito disse que, trazer atores e bandas de fora, é secundário. “O nosso objetivo é que as pessoas venham assistir à peça e nossos atores estão cada vez mais se profissionalizando, dando o melhor de si, com muito afinco, com muito amor, para que o público se emocione e se renove”.
A atriz e cantora Chirley Cantoria, que já participou do evento em várias edições e está de volta este ano, explicou que a proposta é retomar o verdadeiro objetivo da Paixão de Cristo. “A ideia é recuperar o sentido religioso. Nos primeiros anos do evento, tinha romaria, as pessoas vinham para assistir à peça e muitos para pagar promessas. A gente se emocionava. Depois que começaram a trazer atores globais, esse sentido foi se diluindo”, disse, acrescentando que muitos vinham para ver os atores e assistir aos shows com bandas nacionais.
Satisfeito com a beleza e qualidade do espetáculo, o amazonense Sérgio Augusto, que veio prestigiar a Encenação da Paixão de Cristo pela primeira vez, falou de suas impressões. “Estou adorando. Para mim, é uma grande novidade. Vim a convite do meu cunhado e estou me sentindo na época de Jesus”, disse, acrescentando que veio com a mulher e os filhos e que “valeu muito a pena. Você que ainda não teve a oportunidade de assistir, venha no próximo ano. É maravilhoso”.
O encerramento ocorreu nesse domingo (20), com uma confraternização dos atores participantes e a entrega do Oscar da Paixão de Cristo aos que mais se destacaram.
Participaram do evento, autoridades federais, estaduais, municipais, a população local, além de turistas de vários municípios e de outros estados.