- 12 de novembro de 2024
Chico encerra especialização
Nesta quinta-feira (17), ocorreu a solenidade de encerramento do Curso de Unidade Especializada de Fronteira – Nível Operador, que envolveu membros de órgãos de segurança pública dos três países – Brasil, Guiana e Venezuela. A cerimônia foi celebrada no município de Pacaraima e prestigiada pelo governador Chico Rodrigues.
O curso é uma ação da Estratégia Nacional da Fronteira (ENAFRON), que prevê a articulação entre os órgãos de segurança pública, defesa e a Receita Federal, bem como, com os países vizinhos, para atuação preventiva e repressiva de forma integrada.
Esta foi à primeira edição do curso, que contou com 44 alunos de instituições como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, além de 12 policiais da Guiana e da Venezuela. A próxima etapa do curso está prevista para acontecer no mês de agosto, em Bonfim.
“Os alunos tiveram capacitações voltadas para lidarem com diversas situações, como a identificação de objetos explosivos e entorpecentes, além de abordagem tático-investigativa, técnicas de tiro e outras ações que vão impedir que tais ilícitos sejam cometidos”, afirmou o coordenador do curso, capitão Miguel Arcanjo.
Para o governador Chico Rodrigues, o curso é uma alternativa do Estado no combate à criminalidade nas fronteiras, além de promover a integração entre os três países. Para isso, outras ações também serão implementadas visando o constante estreitamento dos laços.
“Temos um bom relacionamento tanto com a Venezuela, quanto com a Guiana. E nossa intenção é continuar mantendo este nível amistoso. Temos muitas áreas para aperfeiçoar visando essa integração, como turismo, educação e saúde”.
O policial venezuelano Gutierrez Rabin foi um dos 44 formandos do curso de especialização. Para ele, participar de um curso como este reforçou os ideais de justiça evocados pelas instituições de segurança pública.
“Esta foi uma ótima experiência que, não somente eu, mas todos os participantes do curso tiveram. Compartilhamos conhecimentos necessários, pois garantir a segurança de nosso país e manter a integração entre países vizinhos é uma ótima forma de encontrar a paz”, finalizou.