00:00:00

Sexo Seguro

Estado iniciou entrega da segunda remessa aos municípios.


Distribuição de pílulas

A Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (Sesau), em parceria com a prefeitura de Boa Vista, iniciou a distribuição da segunda remessa das caixas de pílulas de métodos contraceptivos. O novo lote é para deixar os 14 municípios abastecidos de maio a agosto. A entrega é feita quadrimestralmente.

Até o momento, somente o município de Mucajaí e Bonfim compareceram à Sesau, local que entrega o documento que autoriza a retirada dos insumos na Coordenação-Geral de Assistência Farmacêutica (CGAF), a antiga Dadmed.

Na primeira entrega de 2014, cerca de 3.860 caixas de pílulas contraceptivas foram entregues. Os insumos foram destinados às 48 Unidades Básicas de Saúde de 14 municípios do Estado.

Conforme Maysa Ruiz de Lima, gerente do Núcleo de Saúde da Mulher, o quantitativo de insumos enviados aos municípios é baseado no número de mulheres em idade fértil. “O Ministério da Saúde preconiza que 70% das mulheres em idade fértil dos municípios buscam medicamentos contraceptivos no SUS”, explicou.

Para o MS, são consideradas mulheres em idade fértil, todas as mulheres entre 10 e 49 anos. Segundo a gerente, até 2006 o Ministério enviava métodos contraceptivos para suprir a necessidade de todas as mulheres em idade fértil. “A partir de 2006, o Ministério passou a trabalhar com o percentual de 70% das mulheres, diante da realização de uma pesquisa em que constatou que 30% do público feminino adquirem seus contraceptivos”, destaca.

Serão cinco medicamentos, Norestin e Microvilar que são contraceptivos orais, Noregyna que é injetável mensal, Demedrox que é injetável trimestral e Poslov, que se trata de uma pílula emergencial, também chamada de pílula do dia seguinte. “A ação será para suprir a demanda dos municípios durante quatro meses”, afirma.

Maysa explica que as unidades de saúde precisam estar preparadas para fornecer às mulheres todas as informações necessárias sobre os métodos disponíveis. “O Ministério da Saúde dispõe às mulheres além das pílulas e os injetáveis, o Dispositivo Intrauterino (DIU) e os preservativos masculinos e feminino”.

A gerência da Saúde da Mulher vem trabalhando para fortalecer as ações do planejamento reprodutivo no sentido de aprimorar a escolha da mulher ou do casal pelos métodos contraceptivos mais adequados. “De forma geral, a pílula anticoncepcional e o DIU são os dois contraceptivos mais procurados pelas mulheres”.

Últimas Postagens