00:00:00

Televisão

Índios de Roraima serão destaque na programação da TV Brasil.


Documentário sobre RR em TV

Pierlângela Cunha é da etnia wapichana e nasceu na comunidade da Barata, em Roraima. Depois de terminar o ensino médio, ela se tornou professora em área indígena. Foi só quando precisou fazer pós-graduação em Manaus que Pierlângela passou a morar na área urbana. “Hoje eu tenho um diploma de mestre, mas para mim os grandes mestres são aqueles anciãos que me ensinaram tudo aquilo que eu sei hoje”, disse ela.

Para atender aos índios que vivem no contexto urbano foi criada em 2005 a organização dos indígenas na cidade. Marineide da Costa, da etnia macuxi, é a atual presidente da organização: “Nós nos reunimos e discutimos o que realmente queremos como indígenas que vivem no contexto urbano: direito à moradia, a uma educação diferenciada.”

Histórias como a de Pierlângela e Marineide vão ser contadas no documentário Índios na cidade, vidas em travessia, que será exibido na TV Brasil, no dia 19 de abril, às 19h30, horário local, durante a semana Darcy Ribeiro. No documentário, os indígenas falam sobre as dificuldades que encontram em viver no ambiente urbano, como fazem para manter as tradições e a identidade de seu povo. O vídeo traz ainda a visão de sociólogos, antropólogos e historiadores sobre as origens e implicações desse fluxo migratório.

O documentário, com direção do jornalista Aldenor Pimentel, tem 26 minutos e será exibido na TV Brasil em três blocos. O roteiro foi construído com as narrativas das indígenas Martilza Lima (vice-coordenadora da Organização das Mulheres Indígenas de Roraima - OMIR), Carmézia Emiliano (artista plástica), Pierlângela da Cunha (vice-coordenadora da Associação de Professores Indígenas de Roraima), Marineide Costa (presidente da Organização dos Índios da Cidade - ODIC), Carlos Cirino (antropólogo), Reginaldo Gomes (historiador) e Vicente de Paula (chefe do IBGE em Roraima). 

Trilha sonora

A equipe da TV Universitária contou com o apoio dos cantores e compositores Eliakin Rufino, que cedeu os direitos autorais da música “Tudo Índio”; de Neuber Uchôa e Zeca Preto, com a música “Ser Índio e Só” e de Cláudio Lavôr, que produziu as obras “Mirena Song” e “Kurgnan Roraima” para a trilha sonora do documentário.

Abaixo segue horários e nome dos programas que serão exibidos no dia 19 de abril.

14:00 - DIA DO ÍNDIO - TRADIÇÕES DO INTERIOR - ALDEIAS INDÍGENAS
14:30 - DIA DO ÍNDIO - ALDEIA URBANA
19:30 - DIA DO ÍNDIO - ÍNDIOS NA CIDADE - VIDAS EM TRAVESSIA
21:30 - DIA DO ÍNDIO - OLHA AÍ – INDÍGENAS

Últimas Postagens