00:00:00

Segurança do Paciente

Unidades de Saúde recebem materiais educativos.



Mais saúde de qualidade
 
Em busca de divulgar junto à população e aos servidores da área da saúde, o Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NCIH), do Departamento Estadual de Vigilância Sanitária (DVS) entrega nesta terça-feira, dia 15, materiais educativos e didáticos voltados à prevenção e controle de infecção hospitalar e segurança do paciente.

A distribuição ocorrerá no prédio da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), no primeiro piso. Os materiais publicitários são faixas, banners, cartazes e manuais educativos sobre infecção hospitalar e segurança ao paciente.

Serão contemplados nesta primeira entrega o Hospital Geral de Roraima (HGR), Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) e a Policlínica Cosme e Silva (PCS). “Pretendemos possibilitar os profissionais das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar e dos Núcleos de Segurança do Paciente a ampliação das estratégias e divulgação de ações para evitar eventos adversos”, informou o técnico do NCIH, Rodrigo Zagury.

Segundo ele, a iniciativa para sensibilizar e divulgar sobre a importância de pequenas medidas para assegurar a qualidade dos serviços de saúde, como o ato de lavar as mãos antes e depois de tocar no paciente. “Também é uma forma de divulgação dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), que visam a adoção de ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde”, frisou.

A proposta é fomentar uma melhor comunicação entre os diferentes profissionais que atuam no hospital. Contudo, a intenção é exercer um trabalho de educação voltada à segurança, não apenas do paciente como também dos profissionais que atuam na unidade.

A atuação dos Núcleos de Segurança se dá em áreas como prevenção de infecções; procedimentos cirúrgicos; prescrição e administração de medicamentos; processos de identificação de pacientes; comunicação no ambiente dos serviços de saúde; prevenção de quedas e úlceras de decúbito (escaras).

Na oportunidade, o técnico lembra que as notificações de eventos adversos também podem ser realizadas por pacientes, familiares e cuidadores. Pelo site da Anvisa, no endereço eletrônico www.anvisa.gov.br, no link segurança do paciente é possível que as pessoas possam notificar os casos de eventos adversos.

BANNER

Dentre os materiais que serão entregues, os banners focam os cinco momentos para a Higienização das Mãos, que expõe a necessidade e o momento ideal para a lavagem das mãos por parte de todos os profissionais de saúde e da população que acompanha e visita um usuário internado numa unidade de saúde.

Últimas Postagens